2a Reunião de Análise Estratégica reúne gestores e gestoras das áreas administrativa e judiciária do TRT-16

sexta-feira, 29 de Novembro de 2024 - 12:06

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) reuniu gestores e gestoras das unidades administrativas e judiciárias para a 2a Reunião de Análise da Estratégia (RAE) de 2024. O objetivo foi apresentar os resultados de 2024 e a proposta de revisão de metas para o ano de 2025, conforme Glossário aprovado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Realizada na última quarta-feira (27/11), a reunião contou com a participação da equipe administrativa, presencialmente no auditório da Escola Judicial, no período da manhã, e da equipe judiciária, de forma virtual, à tarde. 
A secretária substituta de Governança e Gestão Estratégica do TRT-16, Aline Lobato, ressaltou a importância do encontro, destacando que o objetivo foi compreender o funcionamento de cada unidade e seus resultados. “Foi uma oportunidade valiosa para observar como o trabalho de cada equipe se conecta e impacta o desempenho das demais. A colaboração e o engajamento de todos são essenciais para alcançarmos resultados ainda mais significativos”, afirmou. 
A reunião contou com a colaboração do chefe da Divisão de Estatística, Marcos Antônio Sousa, que explicou como é feita a construção dos indicadores e das matrizes de cada meta, e também com o servidor Djeison Rafael Neitzke que atua na elaboração de relatórios extraídos do PJe.
No encontro, gestoras e gestores compartilharam as metas, os objetivos e os resultados obtidos ao longo do ano nas unidades. As lideranças enfatizaram o compromisso do Tribunal em seguir fortalecendo a relação institucional do Judiciário com a sociedade, promovendo o trabalho decente, a sustentabilidade, a acessibilidade e a inclusão. Também destacaram os esforços voltados ao avanço tecnológico e à melhoria contínua da gestão de pessoas. 
No primeiro momento, alguns dos destaques da discussão envolveram os índices de transparência (apreciado por todas as unidades), Satisfação de Serviços (de responsabilidade do Setor de Acessibilidade e Inclusão), Pesquisa de Imagem e Satisfação dos serviços prestados pela Justiça do Trabalho (de responsabilidade da Divisão de Assessoria de Comunicação Social) e o Índice de capacitação de magistrados e servidores (de responsabilidade da EJud16).
Também foi pauta o índice de Execução das Dotações para Despesas Discricionárias (de responsabilidade da Secretaria de Orçamento e Finanças), Índice de Promoção da Saúde de Magistrados e Servidores (de responsabilidade do Setor de Saúde), Índice de Atendimento às Deliberações e às Recomendações Decorrentes de Auditoria (de responsabilidade da Coordenadoria de Controle Interno), além dos indicadores que envolvem a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (SETIC).
Na segunda parte da reunião, foi a vez das unidades judiciárias do Tribunal apresentarem seus resultados. A pauta foi os índices de processos julgados, processos antigos, Taxa de Congestionamento Líquida, exceto Execuções Fiscais (TCL), Tempo de Tramitação dos Processos Pendentes, considerando as fases dentro do Judiciário 1º e 2o Graus, Tempo Médio entre o Trânsito em Julgado do Precedente e o Trânsito em Julgado do Processo em que a Tese deveria ser aplicada (TMTJ), além do Índice de Conciliação (IC).
Por fim, o servidor Wilane Carlos, Secretário de Governança de Dados do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, que está, durante esta semana, implantando e adaptando painéis de BI daquele Regional para o TRT da 16ª Região, apresentou um dos resultados dos trabalhos para servidores da 2ª Instância (Painel de Tramitação do 2º Grau), demonstrando suas funcionalidades e os benefícios para os usuários. 
A RAE é realizada periodicamente com o objetivo de acompanhar o desempenho do Regional, avaliando possíveis medidas e subsídios para o aprimoramento da eficiência jurisdicional. 

106 visualizações