3ª Jornada de Trabalho Seguro tem programação cultural
A 3ª Jornada de Trabalho Seguro realizada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região trouxe abordagens culturais para enfatizar o tema Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho.
Durante a programação foram apresentadas esquetes de teatro e houve a mostra de pinturas em tela e maquetes, além da distribuição de cartilhas e transmissão do evento por intermédio do Youtube.
O ator e diretor do Cacem (Centro de Artes Cênicas do Maranhão), Josimael Caldas, apresentou duas esquetes. A primeira intitulada Assédio Moral estimulou a plateia a refletir sobre situações humilhantes e constrangedoras vividas no local de trabalho. Ao final, ator e público vocalizaram juntos a expressão Abaixo o Assédio Moral. A encenação antecedeu a palestra Assédio Moral no Trabalho - Efeitos Jurídicos proferida pelo juiz titular da 7ª VT de São Luís, Paulo Mont'Alverne.
O ator também encenou a esquete Depressão. Preso a uma espécie de teia de fios simbolicamente representativos de sentimentos e emoções, Josimael Caldas expressou a dor do trabalhador e a busca afetiva para sair do bloqueio provocado pela doença. A encenação teve apoio cultural do sistema Fiema/Sesi.
Exposição - Uma exposição com telas e maquetes produzidas por pacientes assistidos pelo Instituto Ruy Palhano estão deste o dia 4 de maio no Espaço de Arte Remi Brito Lima, no andar térreo do Tribunal. De acordo com Edvânia Kátia, chefe do Cemoc (Centro de Memória e Cultura do TRT-MA), ao todo são 14 peças de autoria de pacientes praticantes de oficinas terapêuticas na clínica psiquiátrica. As obras vão ficar no Espaço de Artes do Tribunal durante 30 dias.
O Comitê Gestor Regional do Programa Trabalho Seguro, organizador da 3ª Jornada de Trabalho Seguro, produziu uma cartilha sobre assédio moral que foi distribuída durante o evento.
Transmissão - As palestras da 3ª Jornada foram transmitidas em tempo real pelo Ifma (Instituto Federal do Maranhão) via Youtube e poderão ser acessadas no canal ifmaoficial (clique aqui).