59 alunos de cursos de Direito visitam Foro Astolfo Serra
O Centro de Memória e Cultura do Tribunal Regional do Trabalho no Maranhão (TRT-MA), por intermédio do projeto de Portas Abertas, recebeu na manhã desta quarta-feira (2) a visita de 59 estudantes dos cursos de Direito das Faculdades Estácio de Sá e Facam. Os alunos visitaram o Foro Astolfo Serra, sede das Varas do Trabalho de São Luís, e acompanharam audiências judiciais.
Antes da visita às dependências da sede da Primeira Instância Trabalhista de São Luís, os estudantes assistiram a uma palestra com o juiz do trabalho Francisco Tarcísio Almeida de Araújo. Ele falou sobre a competência da Justiça do Trabalho, o jus postulandi, rito processual e incentivou a conciliação para os futuros profissionais como instrumento de solução de conflitos. "O acordo é menos traumático. Quando os litigantes saem de uma sala de audiência após um acordo, o semblante é totalmente diferente daquele em que não há uma conciliação", afirmou. Para os futuros profissionais também deixou o recado sobre a função social da Justiça do Trabalho e o perfil profissional que o mercado exige. "O advogado não deve tomar para si as emoções do processo. A animosidade é uma causa de conflito e o espírito da pacificação deve prevalecer", destacou.
A chefe do Centro de Memória e Cultura e gestora do projeto, Edvânia Kátia, afirma que o Portas Abertas é um projeto consolidado que vem sendo realizado pela Justiça do Trabalho do Maranhão. "O projeto vem se fortalecendo e contribuindo para a formação de futuros profissionais. Estamos convictos que esta semente renderá bons frutos no futuro", afirmou.
Somente este ano, já foram realizadas quatro visitas à Justiça do Trabalho e recepcionados 180 alunos. O projeto consiste na recepção de escolas, advogados, estudantes de Direito e a comunidade em geral com a realização de palestras e visita às dependências do Fórum Trabalhista de São Luís. Em 2014 foram realizadas sete visitas e recepcionados 144 alunos das universidades UNDB, Facam e Estácio de Sá, estudantes do curso profissionalizante Cia Petro. Em 2013 foram 10 visitas, sendo recepcionadas 239 pessoas.