Aberta 52ª Assembleia Geral e Reunião de Trabalho do CONEMATRA
O presidente do Conselho Nacional das Escolas de Magistratura do Trabalho (CONEMATRA), desembargador Brasilino Santos Ramos, do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (Distrito Federal e Tocantins), abriu, na manhã desta quinta-feira (16/3), no Hotel Luzeiros, a 52ª Assembleia Geral e Reunião de Trabalho do Conselho. O evento está sendo realizado pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (EJUD16).
O presidente agradeceu pela acolhida do TRT do Maranhão e da Escola Judicial na Ilha de São Luís, e deu as boas-vindas aos participantes do evento, que é o fórum para discussão de questões importantes referentes à formação de magistrados e servidores da Justiça do Trabalho. "Esse Conematra como os demais é marcante porque visa, justamente, essa busca de uma maior integração entre todos nós diretores, coordenadores acadêmicos, assessores, num único objetivo, que é o de buscar sempre o aprimoramento desse processo de formação de magistrados do trabalho. Essa é a nossa meta e é isso que nos motiva", ressaltou o presidente.
O desembargador Brasilino registrou a presença do servidor do Tribunal Superior do Trabalho e assessor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), José Valmir Santos Filho. Ele disse que Valmir é um parceiro que percebeu o papel relevante do Conematra no processo de formação do magistrado do trabalho. Ele também falou sobre a participação da professora Acacia Zeneida Kuenzer, doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica (São Paulo), que proferiu palestra e ministrou a oficina de trabalho sobre "Técnicas de Planejamento em Educação Corporativa", na programação da manhã.
Ao saudar os participantes, o vice-presidente do Conematra e diretor da EJUD16, desmbargador Gerson de Oliveira Costa Filho, confessou sua alegria com a presença maciça de diretores, coordenadores e assessores das Escolas Judiciais. Gerson ressaltou que o Conematra tem dado uma colaboração substancial também à Enamat e também registrou a presença de José Valmir, que participa do evento como representante da Escola Nacional. O desembargador observou que essa parceria é fundamental para o sucesso do trabalho das escolas.
Ele agradeceu à equipe da EJUD16, coordenada pelo juiz do trabalho substituto Paulo Fernando da Silva Santos Júnior; ao apoio incondicional do presidente do TRT-MA, desembargador James Magno Araújo Farias; ao vice-diretor da EJUD16, desembargador José Evandro de Souza, e presença da professora Acácia Kuenzer, a quem chamou de amiga do Conematra. Na oportunidade, o desembargador Gerson de Oliveira prestou uma homenagem ao presidente Brasilino, entregando-lhe uma placa de homenagem, em nome de todos os integrantes do Conselho, em reconhecimento ao seu trabalho na presidência "pelos dois anos de muita dedicação ao Conematra, atuando com prudência e tolerância entre os colegas, sempre ouvindo", destacou.
Falando em seguida, o presidente James Magno fez uma saudação especial ao presidente Brasilino por sua gestão à frente do Conematra; ao desembargador Gerson de Oliveira; a José Valmir, parceiro da Enamat, e à professora Acácia Kuenzer. James Magno observou que foi presidente do Conematra quando o conselho procurava um espaço que era novo, pois havia sido criado pela Emenda Constitucional 45/2004 e era um espaço a ser desbravado. "E foi através dessa visão de mundo e da perspectiva de criar um modelo referencial que nós, aos poucos, migramos para esse formato, que é um formato de integração técnica entre todas as escolas, em que as escolas podem ser realmente uma unidade, então nós não somos 24 escolas, nós somos uma unidade. Então, isso realmente é muito gratificante e fico extremamente feliz que neste momento aqui em São Luís do Maranhão nós possamos receber pela segunda vez o Conematra, ja que o realizamos em 2012, e agora voltamos a recebê-los com enorme prazer".
Ele destacou que fazer educação nos tempos atuais é de uma complexidade muito intensa, no entanto, ele observou que a eficiência do magistrado começa nas escolas judiciais, com o "modelo democrático, transparente, de acesso, que diz que o magistrado é parte de uma estrutura maior que é ser humanista, um juiz pós-moderno, um juiz integrado com tudo que existe na sociedade". O presidente James Magno salientou que a EJUD tem que ser um polo de atração dos conhecimentos, das vontades, dos desejos, e principalmente, das necessidades que possam capacitar juízes cada vez mais sensíveis com os elementos sociais, "o juiz do trabalho mais do que qualquer um é um juiz que tem que ter a sensibilidade social de que a sua importância na solução dos conflitos é sim, além de um elemento de pacificação da sociedade, um elemento de saciedade da fome da sociedade. Então, nos temos que trazer esse juiz para esse contexto da formação na escola judicial", afirmou.
Na sequência, foi apresentado um vídeo produzido pelo desembargador James Magno em homenagem aos participantes, com imagens de São Luís, e embalado pelo reggae conhecido na Ilha como "Melô da Cinderela". O desembargador disse que São Luís não é apenas a Athenas Brasileira, mas também a Jamaica Brasileira da Tribo de Jah.
A solenidade de abertura foi encerrada pelo presidente Brasilino, que agradeceu a homenagem e disse sentir-se um privilegiado por já conviver durante alguns anos a nessa tribo, "eu costumo rotular o Conematra de uma tribo", e mais privilegiado ainda de ter tido a oportunidade de, durante esses dois anos, "oferecer essa modestíssima colaboração para que o Conematra prosseguisse na caminhada de unidade".
Programação - à tarde, haverá capacitação para os assessores pedagógicos, das 14h às 1h8h, com a realização de palestra e oficina de trabalho com o tema "Endomarketing nas Escolas Judiciais da Justiça do Trabalho", que serão ministradas pela professora Éllida Neiva Guedes, da Universidade Federal do Maranhão, doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de Coimbra. Ainda, na programação vespertina, vai ser realizada a Assembleia Geral Ordinária, das 14h às 19h, para magistrados.
CONEMATRA - composto pelos diretores e coordenadores de Escolas Judiciais dos Tribunais Regionais do Trabalho e de Escolas Associativas Trabalhistas, o Conselho tem foro na comarca de Brasília e sede administrativa na cidade onde estiver localizado o TRT a que pertencer o presidente da entidade. Além do presidente e vice-presidente, também integram a Comissão Executiva do Conematra as desembargadoras Kathia Albuquerque (TRT18) e Leila Chevtchuk (TRT2), que são diretoras; e o juiz Océlio Morais (TRT8), secretário do Conselho.