Aberta Mostra Comemorativa dos 70 anos da CLT no TRT-MA

terça-feira, 16 de Julho de 2013 - 16:40
Foto central: Historiador Adan Milhomen, curadora Rosemary de Almeida, juiz Paulo Mont'Alverne e servidores Edvânia Kátia e Jucelino Martins
Visitantes apreciam a Mostra Comemorativa dos 70 Anos da CLT

Composta por painéis, medalhas, fotografias, jornais históricos e processos antigos restaurados, teve início na tarde desta segunda-feira (15), a Mostra Comemorativa dos 70 anos da CLT. A mostra está em cartaz no 2º andar do Foro Astolfo Serra (Sede das Varas Trabalhistas da Capital) e pode ser visitada até sexta-feira (19), das 08h às 17h.

A solenidade de abertura foi realizada pelo diretor do Foro Astolfo Serra e juiz titular da 3ª VT de São Luís, Paulo Mont'Alverne Frota, que disse que é uma honra para o TRT-MA ser o primeiro tribunal a receber a mostra. O magistrado destacou também a importância da exposição para a história da Justiça do Trabalho. “Essa mostra conta muito mais que a história da CLT. Por detrás desses pôsteres e dos processos antigos, nós temos a história de operários e trabalhadores que construíram a Justiça do Trabalho no Brasil, e isso revigora a nossa luta e o nosso empenho naquilo que entendemos que é a Justiça do Trabalho”. 

Na oportunidade, a curadora da mostra, Rosemary de Almeida, falou sobre a importância da Mostra para a preservação da memória da Justiça do Trabalho no país e, em seguida, presenteou o juiz Paulo Mont’Alverne com o selo comemorativo dos 70 anos da CLT.  

Finalizando a cerimônia, foi exibido um vídeo contando a evolução histórica da CLT. O historiador Adan Milhomem e o servidor Juscelino Martins (ambos do TST) também estiveram na cerimônia de abertura e acompanharam os visitantes, mostrando o acervo e contando o seu processo de construção.

A chefe do Centro de Memória e Cultura da Justiça do Trabalho do Maranhão (Cemoc), Edvânia Kátia, enfatizou a importância da divulgação dos fatos históricos que compõem a Mostra na construção da cidadania. “A Justiça do Trabalho no Maranhão compreende a responsabilidade da preservação da memória institucional e dos fatos históricos que marcam a Justiça do Trabalho no país, e procura contribuir da melhor maneira possível para a difusão dessas informações. O conhecimento tem que ser difundido para que a sociedade possa exercer a cidadania. Foi isso que o Cemoc buscou. Mostrar para a sociedade essas histórias e, assim, promover a cidadania”.

 “A Mostra está muito boa. Pude conhecer a história da CLT e como os trabalhadores reivindicaram seus direitos. Foi muito bom ver como essas reivindicações foram transformadas em políticas públicas”, disse Jonatan Silva Coutinho, do Corpo de Bombeiros. 

O advogado da Caixa, Gustavo Amaral, declarou: “É muito interessante a Mostra. É uma viagem pela história da CLT. Eu já conhecia um pouco da história, mas não como está exposto aqui. Excelente”. 

O Superintendente da Polícia Rodoviária Federal do Maranhão, Raimundo Feitosa, também visitou a Mostra e disse: “Foi muito bem pensada a Mostra, pois ela foi cronológica, mas, sobretudo, explicativa. A organização foi feliz em associar a época, a cronologia e a história do período”. 

Realizada pelo TST, a Mostra vai percorrer os Tribunais do Trabalho do país. No TRT-MA, a mostra está sob a coordenação do Centro de Memória e Cultura da Justiça do Trabalho do Maranhão (Cemoc) e poderá ser visitada até a próxima sexta-feira (19). Depois do tribunal trabalhista maranhense, a mostra segue para o Rio de Janeiro.

Como parte das atividades da Mostra Comemorativa dos 70 anos da CLT, a Coordenadoria de Gestão Documental e Memória do TST realiza o Curso de Higienização e Pequenos Reparos de Processos Históricos para os servidores do Cemoc e da Seção de  Biblioteca e Gestão Documental. O curso está sendo ministrado pelo servidor do TST Jucelino Martins de Sousa.

Mostra Comemorativa dos 70 anos da CLT – Uma linha do tempo, que reúne as principais conquistas trabalhistas, é um dos destaques da Mostra. O primeiro registro da linha do tempo é a instalação, em 1930, do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio. Também estão registrados a criação da carteira de trabalho, movimentos grevistas do início do século XX, o estabelecimento do salário mínimo, a criação da CLT em 1943, o posterior estabelecimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, do Instituto Nacional de Seguridade Social e as celebrações dos 40, 50 e 60 anos da Consolidação.

O acervo pertence ao Conselho Nacional do Trabalho (CNT), órgão que antecedeu ao TST, e parte dele fica em exposição permanente no Memorial do TST. Para saber mais sobre a Mostra, entrar em contato pelo telefone (98) 2109 9501.

Visitas agendadas - Como parte das atividades de comemoração dos 70 anos da CLT, o TRT-MA recebeu, nesta terça-feira (16), a visita de alunos de gestão empresarial, do curso Cia. Petro, que puderam conhecer o Centro de Memória e Cultura da Justiça do Trabalho do Maranhão e a Mostra Comemorativa dos 70 anos da CLT. A recepção dos alunos faz parte do projeto Visitas Agendadas e está alinhado ao Programa Justiça do Trabalho de Portas Abertas. 

 

Redação: Larissa dos Santos (estagiária) 

Responsável: Rosemary Araujo (CONRERP-6ª Região nº1086)

Fotos: ASCOM/TRT-MA

 

5 visualizações