Ações socioambientais do TRT-MA ganham destaque

quinta-feira, 7 de Janeiro de 2010 - 12:19
Redator (a)
Valquíria Santana
Peças desenvolvidas pela Comissão Ambiental
Recicláveis são transformados em peças artesanais

O projeto Ambiental do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) recebeu vários destaques em 2009, por conta das ações socioambientais desenvolvidas com magistrados e servidores e instituições parceiras. Com a Campanha Atitude, ficou entre os finalistas do 7º Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, uma atividade do Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação e Justiça. Também foi elogiado pelo corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Carlos Alberto Reis de Paula, na correição ordinária realizada em abril no TRT. Conforme o presidente da Comissão Ambiental, Luiz Pires, além de atender à recomendação nº 11/2007, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que orienta os Tribunais a adorarem práticas socioambientais, a criação, em 2007, da Comissão e implantação do Projeto TRT Ambiental, coloca a responsabilidade socioambiental como uma das prioridades da Justiça do Trabalho do Maranhão. Ele afirmou que todas as ações desenvolvidas em 2009 resultaram do envolvimento de magistrados e servidores do TRT e das Varas Trabalhistas da capital e do interior, nas ações de responsabilidade socioambiental e ao apoio da administração do Tribunal.

Campanha Atitude - a Campanha finalista do Prêmio Nacional de Comunicação, realizada pela Comissão Ambiental do TRT e Serviço de Comunicação, foi lançada em março de 2009, como uma das ações estratégicas do Tribunal voltadas para a sensibilização do público interno (magistrados e servidores) e externo (comunidade) quanto à importância da adoção de práticas socioambientais responsáveis. A campanha integra a agenda ambiental instituída pelo TRT. Como parte da Campanha foram entregues, às unidades do Tribunal e Varas do Trabalho da capital, envelopes retornáveis, de uso interno, que podem ser reutilizados 23 vezes, cada um. Também foram distribuídos katapilhas, recipientes para armazenamento de pilhas, baterias e celulares usados, que são repassados ao Programa Real de Reciclagem, uma parceria com o Banco Real, que em 2009 recebeu 3.607 itens para reciclagem. Aos magistrados e servidores, a Comissão distribuiu ao longo do ano 700 canecas duráveis para estimular a substituição gradativa do uso de copos descartáveis na instituição. A Comissão também desenvolveu objetos e equipamentos utilizando material reciclado como a bicicleta geradeira, katapilha, katamóvel, chave canhão d´água, papeleira ecológica, réplica de um carro com tubos de papelão, entre outros. São peças adotadas pelo TRT e que são usados no dia-a-dia por magistrados e servidores no ambiente de trabalho, além de serem usadas nos eventos organizados pela comissão.

Agenda - Com a agenda ambiental, a Comissão realizou ao longo do ano eventos como o Dia Mundial da Água (22 de março), do Planeta Terra (22 de abril), de Combate ao Fumo (31 de maio), Semana Mundial do Meio Ambiente (01 a 07 de junho), Dia de Proteção às Florestas (17 de julho), de Combate à Poluição (14 de agosto), Dia Mundial sem o Carro (22 de setembro), Dia da Natureza (04 de outubro) e Dia Urbanismo (09 de novembro). Também fez exposição no Impur do Parque do Bom Menino, no Espaço de Arte do Fórum Astolfo Serra, no Espaço Impar (Jornal o Imparcial) e na III Feria do Livro de São Luís.

Estatística – em 2009 o TRT destinou para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Ascamar) 5,4 toneladas de material reciclável; 1.590 garrafas e embalagens coloridas e garrafas de vidro para o Centro de Reciclagem da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos; outras 700 unidades para o Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur do Parque do Bom Menino); e 10 toneladas de papel com a renda revertida para o Hospital Aldenora Belo. A Comissão Ambiental também repassou 25 potes vazios de vidro com tampa plástica para o Banco de Leite da Maternidade Marly Sarney (Cohab); 856 livros novos e usados (didáticos e de literatura) à Biblioteca Municipal que fica no Bairro de Fátima; e materiais de informática e 120 divisórias de madeira para a oficina de marcenaria do Centro Educacional São José Operário (Cidade Operária).

6 visualizações