Alunos de escola do Município de São José de Ribamar participam do Projeto Justiça do Trabalho de Portas Abertas

quinta-feira, 20 de Novembro de 2014 - 13:41
Redator (a)
Marina Brito
Revisor (a)
Rosemary Araujo
Professores Fábio Nascimento (camisa azul) e Rosiane Amorim (roupa estampada), Edvânia Kátia e Cecílio Lobo (servidores do Cemoc) com os alunos em visita à Biblioteca do TRT-MA.
À esquerda, Edvânia Kátia orienta os alunos durante a visita. À direita, o juiz Fernando Barboza recebe os alunos na sala de audiências da 2ª VT de São Luís.

Alunos do oitavo ano da Escola Municipal Diomedes da Silva Pereira, de São José de Ribamar, visitaram as dependências do Foro Astolfo Serra (FAS), na manhã desta quinta-feira (20/11), para participar das atividades do Projeto Justiça de Portas Abertas, desenvolvido pelo Centro de Memória e Cultura da Justiça do Trabalho do Maranhão (Cemoc), e que tem como objetivo conhecer de perto o que é o Tribunal. O projeto tem atividades integradas ao Programa TRT na Escola, que já havia feito visita à escola e debatido sobre temas como trabalho infantil, trabalho escravo e trabalho seguro. 

A coordenadora do projeto e chefe do Cemoc, Edvânia Kátia, orientou a visita, abrindo a conversa com um vídeo que explica, em linguagem simples, os direitos trabalhistas e como tramitam os processos dentro da Justiça do Trabalho. Para interagir com os alunos, que se mostravam interessados e atentos, Edvânia provocou os participantes: “Vocês sabem o que é o TRT?”, e explicou como se formula a estrutura do Poder Judiciário e dos Tribunais do Trabalho. 

Após as explicações iniciais, os alunos fizeram uma visita às dependências do Foro, quando tiveram a oportunidade de conhecer a Biblioteca, que guarda todo o arquivo literário do FAS, e assistiram a uma audiência na 2ª Vara do Trabalho, conduzida pelo juiz Fernando Luiz Duarte Barboza. 

A turma estava acompanhada dos professores Fábio Nascimento (professor de Geografia) e Rosiane Amorim (professora de História), que desenvolveram o TRT na Escola na Escola Diomedes da Silva Pereira junto com a equipe do Programa. A professora Rosiane afirmou que o Projeto Justiça de Portas Abertas é uma atividade interessante porque é um outro espaço profissional que os alunos têm a oportunidade de conhecer, desde as dependências de trabalho até as funções exercidas pelo Tribunal do Trabalho, o que incentiva a vontade de exercer a profissão. 

O aluno Rariel Ribeiro, de 13 anos, disse que considerou a visita produtiva e que o fez se interessar e ampliar seus conhecimentos sobre a área e sobre como se desenvolvem os processos dentro do TRT. Segundo o aluno, é muito útil saber como tudo isso funciona, para o caso de um dia ele ou alguém da família precisar dar entrada em um processo. 

Após a visita, os alunos debaterão os conhecimentos adquiridos em uma roda de diálogos feita em sala de aula, e desenvolverão uma produção textual.  

Planejamento estratégico – O Projeto Justiça do Trabalho de Portas Abertas está alinhado ao planejamento estratégico do TRT-MA nos temas Política Institucional, que visa a fortalecer a imagem institucional, as relações com outras instituições e aprimorar a comunicação com os públicos interno e externo. Também alinha-se às ações de responsabilidade socioambiental. O juiz Paulo Sérgio Mont’Alverne Frota é o patrocinador do projeto e a servidora Edvânia Kátia Sousa Silva é a gestora.

 

 

 

9 visualizações