Alunos de escola do Tibiri apresentam peça teatral sobre trabalho infantil

segunda-feira, 17 de Dezembro de 2012 - 13:24
Redator (a)
Valquíria Santana
Juízes Carlos Eduardo Batista e Angelina Moreira e a servidora Anícia Ewerton, com alunos da UEB Salomão Fiquene
Estudante encena situação de trabalho infantil

Os juízes do trabalho Carlos Eduardo Evangelista Batista dos Santos e Angelina Moreira de Sousa Costa acompanharam, este mês, as atividades de encerramento do Programa TRT na Escola, na Unidade de Educação Básica Salomão Fiquene, no bairro Tibiri, área rural de São Luís. O programa é desenvolvido na capital pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão.

Os alunos encenaram peça teatral sobre trabalho infantil. Eles fizeram exposições sobre o tema, com cartazes, fotografias e outros materiais de apoio e falaram sobre as várias formas de trabalho infantil.

Os estudantes do 5º ano abordaram os tipos de trabalho infantil: vendedor de bombom, de cremosinho, catador de matérias recicláveis, vendedores de peixe e quebradeira de coco no interior do Maranhão. Já os alunos do 6º e 8º anos expuseram aspectos gerais sobre o trabalho de crianças e adolescentes e os prejuízos causados; os estudantes do 7º ano falaram sobre esse tipo de trabalho no mundo e no Brasil, destacando a situação no Maranhão.

As tarefas, elaboradas em sala de aula, tiveram a orientação dos professores. Antes, os professores participaram de treinamento promovido pela Escola Judicial, em conjunto com o Ministério Público do Trabalho no Maranhão e UNDB.

Programa - o TRT na Escola tem como objetivo semear conhecimentos sobre direitos, especialmente trabalhistas, noções básicas de direitos e propõe debates sobre o trabalho infantil, trabalho escravo e outros temas.

O TRT na Escola, que é uma parceria com o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), tem como objetivo semear conhecimentos sobre direitos, especialmente trabalhistas, noções básicas de direitos e propõe debates sobre o trabalho infantil, trabalho escravo e outros temas. Participam do programa as unidades integradas Vila Embratel e Desembargador Sarney e as unidades de Ensino Básico Salomão Fiquene, Haydê Chaves, Gomes de Sousa, São Raimundo, Zuleide Andrade, Evandro Bessa, Profª Rosilda Cordeiro e Prof. José Gonçalves do Amaral.O TJC é uma iniciativa de construção de cidadania da Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho).

 

88 visualizações