Arraial do TRT-MA será nesta quarta-feira (20)

terça-feira, 19 de Junho de 2012 - 12:41
Redator (a)
Valquíria Santana
Bumba-meu-boi Upaon-Açu
Boi da Lua

O Bumba-meu-boi Upaon-Açu e o Boi da Lua são as atrações do Arraial do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), que será realizado nesta quarta-feira (20), na área do estacionamento Fórum Astolfo Serra, no bairro Areinha. Participam magistrados, servidores,  terceirizados, estagiários familiares e demais convidados. A festa junina começa às 17h.

O estacionamento do Fórum (Avenida Senador Vitorino Freire, s/n –Areinha) será transformado em um grande arraial, com barracas, bandeirolas, balões juninos e  comidas típicas. Anarriê, arrasta-pé e bumba-meu-boi dão o tom à programação de uma das principais festas populares do Maranhão. A sugestão é para que todos os participantes vistam-se a caráter para o festejo.

O arraial do TRT-MA tem o patrocínio da Associação dos Magistrados do Trabalho (Amatra XVI), Associação dos Servidores (Astra XVI), Caixa, Banco do Brasil e Calena.

Atrações – o bumba-meu-boi Upaon-Açu, nome que homenageia a cidade de São Luís, foi criado há 19 anos, no bairro Maiobão (Paço do Lumiar). Sotaque de orquestra (instrumentos de sopro, corda, tambores e maracás), o grupo este ano traz 80 brincantes, entre índias, vaqueiros campeadores e de fita, Pai Francisco, Catirina, cazumbás, dentre outros.

De acordo com a presidente do bumba-meu-boi Upaon-açu, Ana Regina Campelo, as novidades para a temporada são o novo CD (o décimo da carreira), que traz 15 todas, sendo cinco regravações e as demais inéditas, inclusive uma em homenagem aos 400 anos de São Luís; e a fantasia dos brincantes, que têm o amarelo como a cor  predominante.

O Boi da Lua, também sotaque de orquestra, foi criado em 1992, no bairro João Paulo (São Luís). É rico nas suas indumentárias e coreografias, com belas toadas dos artistas maranhenses, divulgadas nos CDs do grupo. Apresenta-se por meio de danças, coreografias e encenações do auto do bumba-meu-boi. É formado por amos, índias, índios, vaqueiros de cordão, vaqueiros de fita, vaqueiros campeadores, burrinha, cazumbá, pai Francisco, Catirina, além de um grupo de apoio e uma orquestra composta por músicos de sopro e percussionistas.  Foi premiado pela Titta di Viterbo, da Itália, com o atestado de mérito cultura.

Festas juninas – no mês de junho, a cidade de São Luís, que detém o título de Capital Brasileira da Cultura, transforma-se em um grande palco de folguedos cultuais, com apresentações de grupos de tambor de crioula, cacuriá, quadrilha, dança portuguesa, dança do coco e o tradicional bumba-meu-boi, dentre outras brincadeiras juninas. O bumba-meu boi, uma das maiores riquezas culturais de São Luís, foi reconhecido, desde o ano passado,  pelo Instituo do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio cultural e imaterial do Brasil.

Fotos: Divulgação

19 visualizações