Autismo: palestra no TRT-MA destaca a importância do conhecimento sobre o transtorno

segunda-feira, 10 de Abril de 2023 - 12:39
Redator (a)
Rosemary Araujo
A psicóloga Karleny Fonseca esclarece sobre o autismo.
Servidores do TRT-MA atentos à fala da psicóloga.

Na manhã do último dia 3 de abril, o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) realizou a palestra “Conscientização sobre Autismo”, ministrada pela psicóloga Karleny Amorim Fonseca. A iniciativa é resultado de uma parceria do Setor de Saúde com o plano de saúde Geap.
Na ocasião, Karleny, que é especialista em autismo e supervisora ABA da Fonomulti, iniciou sua fala chamando a atenção para a importância de as pessoas conhecerem o autismo (Transtorno do Espectro Autista - TEA), a fim de prevenir preconceitos e desmistificar o medo de lidar com essas pessoas. Ela destacou que “a medicina e a saúde têm aberto os olhos para a condição do autismo”, e ilustrou a palestra com casos vivenciados na sua experiência clínica.
Dentre as informações mais relevantes, a psicóloga lembrou que o autismo pode ser diagnosticado clinicamente antes dos três anos de idade. Porém, há pessoas que convivem com essa condição até a idade adulta para, enfim, ter um diagnóstico acertado, pois trata-se de um transtorno que não possui marcador biológico nem exame específico para ser identificado.
Esclarecimentos também foram prestados nos aspectos de maior interesse para a interação com as pessoas com autismo, destacando-se a comunicação, o uso da imaginação, a literalidade, os padrões estereotipados e restritos de comportamento que comprometem a interação social e os fatores que dificultam uma inclusão bem-sucedida. A psicóloga ainda fez rápidas observações sobre os sinais que podem indicar um provável diagnóstico, tais como dificuldade de fixar o olhar, assim como a sensibilidade a sons muito altos, à luz e ao toque. 
Os diagnósticos de TEA têm incidência maior em meninos. Uma pesquisa recente publicada pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (Centers for Disease Control and Prevention - CDC) aponta que existe, hoje em dia, um caso de autismo a cada 110 pessoas no mundo. Desta forma, estima-se que o Brasil, com seus 200 milhões de habitantes, possua cerca de dois milhões de autistas. Assim, a proporção é de que, a cada 44 crianças, uma sofra com o transtorno, sendo que, para cada uma menina com TEA, há quatro meninos. De acordo com os especialistas, o diagnóstico precoce pode ser a chave para garantir uma melhor qualidade de vida para quem tem autismo.
O evento no TRT-MA foi uma ação em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado anualmente no dia 2 de abril, e resultou da necessidade de compartilhar informações sobre o Transtorno do Espectro Autista com o público interno do Tribunal, pois a compreensão sobre o transtorno é fundamental para o fim do preconceito e da discriminação.

 

177 visualizações