Autoconhecimento e inteligência emocional foram a tônica da abertura da X Semana de Formação de Magistrados

quarta-feira, 26 de Setembro de 2018 - 15:38
Desembargadora Márcia Andrea, diretora da Escola Judicial.
Palestrante Pádua Weber.

A diretora da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (EJud16), desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, fez a abertura da X Semana de Formação de Magistrados, realizada na manhã de hoje (25), no Auditório Juiz Ari Rocha, no prédio-sede do TRT16. Na ocasião, o consultor empresarial Pádua Weber, referência no Maranhão, ministrou a palestra "Autodesenvolvimento e transformação de atitudes", enfatizando aspectos da inteligência emocional.
Apesar de o evento ser voltado para desembargadores do TRT e juízes da primeira instância trabalhista no Maranhão, pois integra a programação de formação continuada de magistrados, conforme as Resoluções nº 1/2008 e nº 9/2011 da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (ENAMAT), os servidores e estagiários do TRT-MA, assim como o público externo, também puderam participar. Com isso, possibilitou-se que um maior número de pessoas tivesse acesso à abordagem trazida pelo palestrante, despertando o interesse pelo desenvolvimento da inteligência emocional.
Para a diretora da Escola Judicial, entender a importância do autoconhecimento e praticar esse exercício é essencial para qualquer pessoa que queira se desenvolver, seja na vida pessoal ou profissional. "O autoconhecimento é o ponto de partida para a estipulação de metas, conquista de objetivos e para o autodesenvolvimento", comentou a desembargadora Márcia Andrea, enfatizando a tônica dos eventos promovidos pela EJud16, que tem como proposta abordar assuntos de alta relevância para o desenvolvimento humano.
"O entusiasmo, energia, excitamento, execução e excelência são os cinco 'és' que devemos ter em nossas vidas. Precisamos entrar em ação para gerenciar a mecânica da realização, pois não existe milagre. A ação é o milagre", declarou Pádua ao dar início à sua fala a respeito do "RPA", fórmula do Resultado, Propósito e Ação, e também dos sete pontos-chave para o autodesenvolvimento: "Visualização, que é poder enxergar possíveis resultados, antes de colocar em prática uma atividade; o desafio, que é o estímulo para a conquista dos objetivos; manutenção de foco, para referência da própria identidade, a importância de saber dizer não; criação de mapas de percurso, traçar um caminho para não desviar do foco; expectância e drive, que estão diretamente ligados às expectativas que criamos nas pessoas, e devemos mantê-las; tolerância à ambiguidade e à incerteza, que tratam dos medos que se tornam obstáculos no alcance dos propósitos e da busca de realizações; e o auto-reforço para a auto-estima, que, segundo o palestrante, nada mais é do que a autorrecompensa, que registra o quão valeu à pena todo o esforço para atingir tal ponto", completou.
Entre outros pontos, o consultor empresarial ainda falou das metas SMART, como maneira mais específica de definir objetivos de forma inteligente, colocando-as em prática através de uma estrutura: "Esse acróstico define os atributos necessários à definição de metas, que devem ser Específicas, Mensuráveis, Alcançáveis, Relevantes e o Tempo Final", esclareceu Pádua Weber. Ele também enfatizou a metodologia construída com esses cinco atributos e que ajuda na ampliação da performance.  Além de tratar assuntos que estimulam o autodesenvolvimento, o palestrante conduziu a palestra com metáforas, "equações" e dinâmicas, que deixaram o evento mais pedagógico.
Workshop - à tarde, Pádua Weber realizou um workshop com os magistrados participantes da X SFM, no Auditório da Escola Judicial, com o intuito de aprofundar, na prática, os conceitos lançados na palestra matutina. Na ocasião, ele conduziu a aplicação de questionários baseados no Gráfico DISC (Dominante/Diretivo, Influenciador/Inspirador, Seguro/Sólido/Estável e Criterioso/Cauteloso), utilizados para avaliação de personalidades, em diversas etapas de análise, com a apresentação de situações corriqueiras e possibilidades de comportamentos. 
Antonio de Pádua Weber - é consultor empresarial com experiência no desenvolvimento de conduta empreendedora e na implantação do modelo de gestão da qualidade total da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Facilitador líder credenciado pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e SEBRAE Nacional, para aplicar a metodologia do EMPRETEC. 
X Semana de Formação de Magistrados - As atividade da X SFM, continuam até a próxima sexta-feira (28).

Redação: Kellyne Lobato (estagiária de Jornalismo).
Colaboração e Revisão: Rosemary Araujo (CONRERP/6ª Região nº 1.086).

 

21 visualizações