Banco de Idéias do TRT-MA chega a 37 soluções criativas
quarta-feira, 27 de Maio de 2009 - 14:55
Redator (a)
Wanda Cunha
Instituído em fevereiro de 2008, o projeto Banco de Idéias da Justiça do Trabalho no Maranhão já recebeu, até o momento, 37 sugestões. Na última reunião da comissão multidisciplinar responsável pelo projeto (dia 7 de maio), foram analisadas 11 propostas de sugestões. Curso de introdução à informática para terceirizados, instalações de sensores de presença, troca de livros didáticos, cantinho de leitura, vara itinerante de saúde e primeiros socorros foram algumas das sugestões. A servidora Rosemary Rocha Araujo (Centro de Memória) participou da reunião como convidada.
Lançado para valorizar o potencial criativo dos magistrados e servidores da Justiça do Trabalho no Maranhão, o Banco de Idéias é coordenado pelo Serviço de Comunicação com a participação da comissão multidisciplinar formada por Edvânia Kátia (Comunicação); Célia Cristina Nunes Muniz (ouvidoria); Teresa Cristina O. Ferraz (4ª VT), Gisélia Castro (Planejamento), Jeanne Adler Fonseca (Cerimonial).
De 2008 a 2009, o Banco já recebeu sugestões relacionadas à área tecnológica, atividades institucionais e ações para melhorar a prestação jurisdicional. Para que seja avaliada a possibilidade de implantação, as propostas do Banco de Idéias passam pela análise da comissão e, posteriormente, são remetidas ao presidente do TRT-MA, desembargador Gerson de Oliveira, para parecer conclusivo.
“Ao lançar o projeto Banco de Idéias, eu tinha absoluta certeza de que magistrados e servidores seriam receptivos ao projeto; que, por meio dele e com a ajuda de todos, faríamos a instituição crescer, maximizando as rotinas de trabalho, fortalecendo nossa atuação no campo institucional e criando um ambiente favorável para a comunicação entre as unidades administrativas e judiciais, bem como entre as pessoas”, afirmou o desembargador Gerson de Oliveira.
Ele afirmou que conclui sua gestão com o sentimento do dever cumprido. “Dentro do planejamento estratégico, o Banco de Idéias foi deveras importante, e mais importante ainda a contribuição de magistrados e servidores que usaram o projeto como ferramenta para contribuírem com a minha gestão. Por conta disso, reafirmo a minha opinião de que, no último biênio, o Tribunal foi administrado pelos seus quadros de magistrados e servidores, pois todos contribuíram para o crescimento da instituição, propondo soluções criativas para os problemas porventura apresentados”, complementou.
Ações implementadas - a primeira proposta aprovada por meio do Banco de Idéias foi do servidor Karl Marques, da Secretaria Judiciária. Ele sugeriu realização da campanha de donativos para os desabrigados das chuvas, no ano passado, como uma das ações do projeto Justiça Solidária, desenvolvida pelo TRT-MA.
A segunda proposta foi do servidor Sérgio Pinho, da Diretoria de Serviços Gerais, que apresentou a proposta de potencialização do uso do Neos (ferramenta para comunicação instantânea entre a unidades do TRT e Varas Trabalhistas), contribuindo para a redução de gastos com a conta telefônica. A proposta já havia sido apresentada pela Diretoria de Informática, mas com o estímulo do Banco de Idéias, a implementação do serviço foi impulsionada.
O servidor Pedro Coimbra sugeriu à administração do TRT um projeto de educação a distância para beneficiar os servidores que trabalham nas varas do interior. “Quando fiz a proposta, pensei na capacitação do maior número de servidores, com baixo custo para a instituição”, disse. O servidor Paulo Roberto da Silva Costa também propôs a implementação de cursos via internet.
Celso Antônio Botão Carvalho Júnior propôs a confecção de banners divulgando a Missão, Visão e Valores do Tribunal e elaboração de um plano de fundo para todos os microcomputadores com as mesmas informações, além de palestras destacando a importância do projeto institucional do TRT.
Últimas sugestões - Telma Brito, da 6ª Vara do Trabalho de São Luís, propôs imagens para descanso de Tela; Cícero Matias, da Diretoria de Informática, cursos de introdução à Informática para terceirizados; Marconi Cláudio de Campos Santos, da Diretoria de Recursos J. e Estatísticas, instalação de sensores de presença; Gisele Fernandes Azevedo Cutrim, do Serviço de Licitação, troca-troca de livros didáticos, coffee breack e cantinho de leitura; Mônica Sousa, da Vara do Trabalho de Barreirinhas, Saúde Itinerante; Marconi Cláudio de Campos Santos, da Diretoria de Recurso, Jurisprudência e Estatística, envio de Mala Direta para Advogados; Gisele Fernandes Azevedo Cutrim, do Serviço de Licitação, convênios com OAB e escolas; e George Bringel Mota, da VT de Bacabal, apresentou propostas sobre Primeiros Socorros.