Busca pela excelência é discutida com magistrados e servidores na 6ª SFM
“Excelência em tempos de grandes mudanças” foi o tema da primeira palestra na manhã desta quarta-feira (28.9) na 6ª Semana de Formação de Magistrados (SFM), realizada pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (EJud16). A PhD em filosofia e escritora Dulce Magalhães foi apresentada pelo desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho, diretor da EJud16, e conduziu reflexões sobre a busca pela excelência na discussão que reuniu magistrados e servidores do TRT-MA.
A palestrante começou fazendo uma reflexão sobre a mudança e a dificuldade do ser humano em lidar com o novo. “Nós estamos acostumados ao campo da constância, não ao da mudança. E isso está relacionado com a formação que recebemos, que reduz nosso olhar para lidar com o mundo.” Para Dulce Magalhães, a chave para receber a transformação é a educação: “É o conjunto de técnicas e métodos que permitem a mudança de vida, de perspectiva, de realidade.”
No trato com as mudanças, o ser humano produz o esforço, definido na discussão como “o peso emocional que se coloca sobre as coisas.” Para exemplificar, a palestrante fez o texto do campo de força com uma voluntária. Quando esta se concentrou em pensamentos negativos, a força foi quase nula; quando o foco foi para pensamentos positivos, a força aumentou. “Os hormônios do estresse desgastam até o corpo. É mecânico e afeta o processo físico.”
E a busca pela excelência se dá no exercício do autoaperfeiçoamento. Começa com a escolha feita, passa pelo treino realizado e culmina com o resultado entregue. “Aristóteles dizia que excelência não é o acaso, é um hábito. A forma como se lida com as coisas pode levar a ela. E o Judiciário, que busca a virtude da justiça, precisa trabalhar isso como uma forma de mudar o mundo”, concluiu a escritora.
Quem acompanhou a palestra saiu satisfeito, como a servidora Helena Gantzias. “Adorei porque o que ela enfoca é a realidade. Somos feitos de energia e podemos mudar o mundo através dessa energia que colocamos nele.”
6ª SFM - o evento é dirigido aos desembargadores do TRT e juízes titulares e substitutos das Varas do Trabalho da 16ª Região, e integra a programação de formação continuada de magistrados, conforme Resoluções 01/2008 e 09/2011 da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat). No total, a capacitação terá carga horária certificada de 36 horas presenciais e 4 horas referentes às atividades de avaliação online.