Campanha nacional de comunicação do Coleprecor tem relevante alcance nas redes sociais dos TRTs
Na manhã desta quinta-feira (25/5), o assessor de Comunicação Social do TRT4-RS, Gabriel Borges Fortes, representando os demais assessores dos TRTs, participou da 3ª Reunião Ordinária do Coleprecor, apresentando a avaliação da campanha nacional de comunicação realizada pelo Colegiado nas redes sociais dos regionais para valorização da Justiça do Trabalho. As postagens somadas em todos os Estados brasileiros, no período de 31 de março a 24 de maio deste ano, alcançaram 841.441 pessoas só no Facebook, em visualizações e interações (curtidas, compartilhamentos e comentários). Outras redes também foram utilizadas para divulgação da campanha pelos seguidores dos tribunais.
Segundo Gabriel, os assessores concluíram que a campanha teve como principal características o “timing” correto, pois foi lançada imediatamente aos vários ataques sofridos pela Justiça do Trabalho, em função da reforma trabalhista em andamento no Congresso Nacional. O trabalho coletivo das assessorias, pela primeira vez unidas para realizar uma campanha forte e de grande alcance, também foi destacado. Além disso, foi uma campanha de baixo custo, tendo em vista ter sido toda divulgada eletronicamente nas redes sociais dos tribunais, e contou com o importante engajamento do público interno, que compartilhou em suas redes particulares.
Dada a excelente aceitação da campanha nas mídias digitais, os assessores pretendem dar continuidade à iniciativa, ampliando as ações por meio da utilização das mensagens-chaves em outros projetos, expandindo a visibilidade das peças em outros meios (ônibus, outdoors, aeroportos etc), focando na divulgação de decisões judiciais e particularidades da Justiça do Trabalho, e ainda investindo no público interno como multiplicador.
Campanha nacional de valorização da Justiça do Trabalho
O lançamento da campanha nacional idealizada pelo Coleprecor foi realizado durante atos públicos dos TRTs em todo o Brasil, no dia 31 de março. Tendo como objetivo mostrar que os direitos de patrões e empregados estão garantidos na Justiça do Trabalho, de modo forte e atuante, a campanha utilizou o lema “Justiça, nosso trabalho” e foi veiculada nas redes sociais dos tribunais, no período de 3 a 28 de abril, enfatizando a importância da Justiça do Trabalho e dos demais órgãos que atuam na aplicação da legislação trabalhista. A campanha buscou chamar a atenção da população para os relevantes serviços prestados pela Justiça do Trabalho à sociedade, atuando na pacificação de greves e no equilíbrio na relação entre capital e trabalho, visando à efetividade dos direitos sociais em sintonia com a necessária preservação da atividade econômica.
Atos públicos em defesa da Justiça do Trabalho
Atos públicos em defesa da Justiça do Trabalho marcaram o dia 31 de março deste ano por todo o Brasil, mobilizando desembargadores, juízes, advogados, procuradores, servidores do Judiciário, auditores fiscais do Trabalho, sindicatos e entidades da sociedade civil. Os eventos realizados simultaneamente pelos TRTs brasileiros tiveram grande repercussão em diversos órgãos da imprensa e sinalizaram o fortalecimento de mobilizações em torno do Judiciário Trabalhista e contra as reformas trabalhista e previdenciária do Governo Federal que tramitam no Congresso Nacional. As tentativas de fragilização da Justiça do Trabalho, de redução de direitos trabalhistas e de mudanças no sistema previdenciário foram duramente criticadas.
“O Direito do Trabalho brasileiro está absolutamente sintonizado com as melhores convenções internacionais da OIT, ou seja, nosso Direito brasileiro é um Direito moldado de acordo com o Direito ocidental, de modo que há um sistema de interpretação de normas que faz com que as leis brasileiras estejam sincronizadas com as convenções e recomendações da OIT. O que nos preocupa é exatamente uma reforma trabalhista que precarize ou diminua esse Direito. Assim, os atos públicos serviram para mostrar à sociedade a valorização e a importância da Justiça do Trabalho, para que a própria sociedade reconheça, na Justiça do Trabalho, um espaço de proteção e acolhimento dos direitos sociais. Pela primeira vez, as 24 assessorias de comunicação estiveram reunidas para fazer uma campanha única, uniforme, nacional de valorização da Justiça do Trabalho”, afirmou o desembargador James Magno Araújo Farias, presidente do Coleprecor e do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA).
Para saber como foram os atos públicos pelo Brasil e demais ações relacionadas, clique aqui.
Texto e foto: Rosemary Araujo (ASCOM TRT16-MA).
Com informações dos TRTs citados.
Fonte: Coleprecor.