CE Dr. João Leitão, em Alcântara, realiza culminância do TRT na Escola

sexta-feira, 27 de Novembro de 2015 - 14:19
Redator (a)
Suely Cavalcante
Juiz Carlos Eduardo pediu que os alunos sejam multiplicadores das informações
Alunos falaram sobre trabalho infantil, mercado e segurança do trabalho

O Centro de Ensino Dr. João Leitão, em Alcântara, realizou a programação de culminância do Programa TRT na Escola na tarde da última segunda-feira (23/11), no pátio da escola. O juiz Carlos Eduardo Evangelista Batista dos Santos, titular da Vara do Trabalho Açailândia, e a gestora do Programa TRT na Escola, servidora Anícia Ewerton, foram recepcionados pelos gestores, professores e alunos, e participaram da programação especial de culminância, que teve paródia, poesia, peça teatral, exposição sobre trabalho infantil, mercado de trabalho e segurança no trabalho.

Ao abrir a programação, o diretor-geral do CE Dr. João Leitão, Valmir Ribeiro Campelo, deu as boas-vindas à equipe do TRT na Escola e agradeceu pela parceria. A coordenadora do TRT na Escola no CE, professora Elcyleia Silva Diniz, também agradeceu ao juiz Carlos Eduardo e à Anícia, bem como aos alunos e demais professores, que se dedicaram às atividades do Programa, e sugeriu a todos que prestassem muita atenção aos trabalhos que seriam apresentados.

O juiz Carlos Eduardo fez os agradecimentos aos gestores, professores e alunos pela participação no Programa TRT na Escola e pediu aos alunos que sejam multiplicadores das informações que lhes foram repassadas. Gratidão também marcou a mensagem de Anícia. Ela agradeceu a todos os envolvidos no programa, enfatizando que o TRT na Escola só conseguiu se tornar realidade na escola porque foi bem acolhido. Ela também reforçou a importância da multiplicação dos conhecimentos adquiridos.

Em seguida, foram iniciadas as apresentações. O tema trabalho infantil foi o primeiro a ser apresentado. Alunos da 1ª Série A, sob a coordenação das professoras Elem Escórcio e Alessiane de Jesus, apresentaram a paródia "Eu vou ser feliz", e as poesias "Estudar, brincar e sonhar", "Trabalhar só quando crescer" e "Infância destruída".
Com foco no mercado de trabalho e sob a coordenação da professora Elem, alunos da 1ª Série B compartilharam a paródia coreografada "Futuros profissionais" e a poesia "Ser administradora".

Voltando ao tema trabalho infantil, estudantes da 1ª Série C, coordenados pela professora Maria Izabel Araújo Serejo, apresentaram a paródia "Exploração jamais"; o tema também foi desenvolvido pelos alunos da 2ª Série B, que coordenados pela professora Maria José Filha, apresentaram a paródia "Estatuto da Criança e do Adolescente no Estado do Maranhão".  

Coordenadas pela professora Elcyleia, as turmas 3ª Série A e 3ª Série B montaram peças teatrais e fizeram paródias e poesias sobre a temática trabalho infantil. A 3ª Série A apresentou as peças "O direito da criança" e "De onde não se espera", esta última tendo como fundo musical a composição "Sonhei"; a paródia "Sinônimo de criança" e a poesia "Criança sem infância". A 3ª Série B apresentou a peça teatral "O trabalho infantil é crime"; a poesia "Diga não ao trabalho infantil" e a paródia "Palavras não bastam".

O último tema desenvolvido foi "Segurança do Trabalho". Os alunos adultos da turma II EJA A, coordenados pela professora Elcyleia, montaram uma exposição de cartazes sobre o assunto e apresentaram a poesia "Prevenir é preciso".

No final dos trabalhos, o diretor auxiliar do CE Dr. João Leitão, Mauro César Aguiar Brito, agradeceu à equipe do TRT na Escola e aos alunos e professores pela dedicação e realização das atividades.

Nas suas considerações finais, o juiz Carlos Eduardo disse que o Programa TRT na Escola não só representa um ganho e apoderamento da comunidade, "mas uma renovação para o Poder Judiciário que, movendo-se ao seio da sociedade, expõe-se à força da vida e das relações sociais”.

Programa TRT na Escola - Com o slogan “Educar é promover cidadania”, o TRT na Escola tem como público-alvo professores e alunos de escolas das redes pública e privada. Desenvolvido pela Escola Judicial TRT-MA, em parceria com o Programa TJC (Trabalho, Justiça e Cidadania), da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra), o programa tem, entre outros propósitos, a difusão de conhecimentos sobre direitos e deveres, especialmente os trabalhistas, e a realização de debates sobre trabalho infantil e trabalho análogo ao de escravo.

49 visualizações