Celeridade é um dos 12 valores estratégicos do TRT-MA
terça-feira, 10 de Agosto de 2010 - 13:09
Além da acessibilidade, a celeridade é um dos 12 valores institucionais previstos no planejamento estratégico do Tribunal Regional do Trabalho no Maranhão. O atributo de valor significa que a atuação do Tribunal, definida no plano plurianual, será marcada pela agilidade na prestação jurisdicional e realização dos serviços.
Tem como fundamento a chamada “razoável duração do processo”, previsto no artigo 5º, inciso LXXVIII, da Constituição Federal. O artigo faz parte da Emenda Constitucional nº 45, conhecida como Reforma do Judiciário, promulgada em dezembro de 2004.
O princípio da celeridade atende a expectativa do jurisdicionado que ao acionar a Justiça do Trabalho espera que o processo tramite de forma rápida, assegurando o cumprimento da legislação.
De acordo com o Plano Plurianual do TRT-MA, os valores institucionais são princípios que deverão nortear as ações das Varas do Trabalho e do Tribunal. No documento, o princípio da celeridade tem relação com todos os temas, objetivos e projetos estratégicos. Mais diretamente com os temas Eficiência Operacional e Acesso à Justiça e à Efetividade.
Entre os projetos relacionados destacam-se o Celeridade cujas ações incluem a adoção do processo eletrônico e do diário eletrônico. Os projetos Conciliar, Executar com Eficiência e Justiça Cidadã, que têm em comum a realização de mutirões, compõem o portefólio de projetos com maior impacto na celeridade dos processos trabalhistas do TRT-MA.
Planejamento Estratégico do TRT-MA (2010-2014
Valor Institucional
Celeridade: atuar de modo ágil na prestação jurisdicional e de serviços
Temas relacionados:
- Eficiência Operacional
- Acesso à Justiça e à Efetividade
Objetivos relacionados:
- Racionalizar, padronizar e aprimorar continuamente os procedimentos, garantindo a agilidade nos trâmites judiciais e administrativos;
- Promover a efetividade no cumprimento das decisões
Projetos relacionados:
- Celeridade
- Processo eletrônico
- Executar com eficiência
- Justiça Cidadã
Por Gisélia Castro