Cemoc divulga resultado da enquete sobre colocação de nomes em prédios do TRT
sexta-feira, 7 de Novembro de 2008 - 15:03
O Centro de Memória e Cultura da Justiça do Trabalho no Maranhão (CEMOC) divulgou hoje (07) o resultado da pesquisa com a opinião de magistrados e servidores sobre a colocação, em prédios ou dependências do Tribunal e Varas Trabalhistas, de nomes de servidores já falecidos. A enquete, feita por meio do site do TRT (www.trt16.gov.br) e encerrada ontem (06), mostra que, de 191 manifestações registradas, 86,4% são favoráveis à idéia e apenas 13,6% são contra. A iniciativa integra a política de valorização do servidor, desenvolvida pela instituição.
Segundo Rosemary Araújo, do CEMOC, o Centro, na sua condição de guardião da memória e da história da Justiça Trabalhista no estado, entende que essa memória vem sendo construída cotidianamente através da ação tanto de magistrados quanto do conjunto dos servidores no exercício de suas funções diferenciadas, mas todas de relevância no contexto institucional. Ela destacou que a enquete levou em conta a decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de que todos os órgãos do Judiciário do país estão proibidos de colocar nomes de pessoas vivas nos seus prédios ou em qualquer de suas dependências, tendo por fundamentos os princípios constitucionais da impessoalidade, moralidade e legalidade.
Para votar, os interessados tiveram que digitar o número da matrícula funcional e a senha, mas o voto do magistrado e do servidor não foi identificado. “Essa forma de acesso foi exigida apenas para impedir que a mesma pessoa votasse mais de uma vez, evitando, assim, que o resultado fosse distorcido se alguém desse mais de um voto. Tivemos a preocupação e os cuidados necessários para que a enquete fosse realizada dentro dos parâmetros da lisura e do anonimato”, esclareceu Rosemary Araújo. Ela informou que o resultado da pesquisa será encaminhado à administração do Tribunal, a fim de validar futuras iniciativas neste sentido.
Opinião - Ao votar, cada pessoa pôde também acrescentar comentários que julgou importantes. Há eleitor que se manifestou dizendo ser favorável por entender que a Justiça do Trabalho é construída dia-a-dia por todos, sendo justa a homenagem. Na opinião de muitos, a colocação dos nomes nos prédios é uma forma de reconhecer os relevantes serviços prestados por aqueles que contribuíram para o crescimento do Tribunal. Opinaram, ainda, que os nomes devem ser escolhidos pelos servidores. Dentre os que votaram contra, houve comentários no sentido de que o servidor deve ser valorizado enquanto vivo.
Rosemary Araújo disse que o CEMOC agradece a participação de todos na pesquisa e considera que, embora tímida, no universo do quadro funcional do TRT-MA, essa participação reflete, de modo geral, o sentimento de apreciação pela iniciativa. O Centro de Memória avalia que a enquete cumpriu seu objetivo de chamar a atenção para o importante papel exercido pelos servidores da instituição, oferecendo-lhes uma oportunidade a mais de participação no conjunto da política de valorização do servidor, desenvolvida pelo Tribunal.
Com as informações do CEMOC