Cemoc recebe alunos da Faculdade Estácio São Luís na primeira visita orientada de 2015

quarta-feira, 29 de Abril de 2015 - 18:52

O Centro de Memória e Cultura da Justiça do Trabalho do Maranhão (Cemoc)  realizou, na manhã desta terça-feira (28/4), a primeira atividade do ano do Projeto Justiça do Trabalho de Portas Abertas com a recepção a alunos do curso de Direito da Faculdade Estácio São Luís. Na oportunidade, foram recepcionados 49 estagiários do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade Estácio São Luís, sob a supervisão da professora Elaine Cristina de Carvalho, advogada e coordenadora do Núcleo. No ano passado, o projeto contabilizou 10 visitas ao Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), com a recepção a 144 visitantes; bem como a realização de uma atividade externa, quando o TRT participou da II Feira do Estágio e Emprego, tendo recepcionado 821 pessoas.

As atividades tiveram início com uma apresentação da chefe do Cemoc e coordenadora do projeto, Edvânia Kátia, sobre as ações institucionais desenvolvidas pela Justiça do Trabalho do Maranhão e um breve relato sobre a história da Justiça do Trabalho.

Logo em seguida, o gestor do projeto e juiz titular da 7ª Vara do Trabalho de São Luís, Paulo Mont’Alverne Frota, falou da sua experiência como juiz do Trabalho, da vocação pela magistratura e dos desafios da profissão. As atividades foram concluídas com a apresentação da servidora Nayra Bezerra, que fez um relato sobre as rotinas processuais. Nesta edição, também teve a participação do administrador do Foro Astolfo Serra, servidor Durval Coelho, e dos servidores Cecílio Lobo (Cemoc) e Mary Rose (Biblioteca).

Em nome da Faculdade Estácio, a professora Elaine Carvalho reiterou os agradecimentos pela realização de mais uma visita supervisionada, por meio da recepção atenciosa de Edvânia Kátia, e pela celebração do convênio entre a Faculdade Estácio e TRT-MA,  que permite a participação no projeto Justiça do Trabalho de Portas Abertas. Ela também parabenizou o magistrado Paulo Mont’Alverne e o juiz aposentado Francisco Tarcísio Almeida de Araújo pela autoria do projeto, pois, segundo a professora, trata-se de grande contribuição aos estudantes do curso de Direito, por complementar “a formação profissional com temas muitas vezes não oportunizados em sala de aula ou na doutrina, permitindo ao aluno conhecer algumas práticas da Justiça do Trabalho, através de palestras, visitas aos diversos setores do fórum e participação em audiências”, concluiu.

Justiça do Trabalho de Portas Abertas - o projeto prevê a realização de visitas orientadas (universitários), visitas técnicas (profissionais do Direito) e visitas agendadas (comunidade) às instalações do Foro Astolfo Serra e  ao prédio-sede. Também prevê a participação de magistrados da Justiça do Trabalho em eventos temáticos.

 

Com informações do Cemoc.

10 visualizações