CESMT do TRT-MA promove curso prático de meditação para magistrados e servidores
Um dia para sair da rotina do trabalho, sair do modo "piloto automático", e ficar em contato consigo mesmo, buscando a harmonia e vivenciar o presente com atenção plena em si mesmo. Essa foi uma das propostas do Curso Prático de Meditação Mindfulness proporcionado a magistrados e servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA). O curso também objetivou capacitar magistrados e servidores sobre práticas que os ajudem a obter uma melhor qualidade de vida no trabalho e na vida pessoal. Organizado pela Comissão de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (CESMT) do TRT-MA, com o apoio da Escola Judicial (EJUD16), a capacitação foi ministrada pelo pedagogo e neurocoach Cidinho Marques, na sexta-feira (15/12), no Instituto Iluminar, localizado no bairro Ponta D'Areia, e nesta segunda-feira (18/12), com parte do curso na Escola Judicial (pela manhã) e no Instituto Iluminar (pela tarde). O curso teve carga horária de 8 horas distribuídas entre teoria e prática.
Recomendada pelo Instituto Nacional de Excelência Clínica do Reino Unido, a meditação tem ganhado notoriedade devido à conscientização e abordagem de práticas que incentivem a eliminação do estresse, a partir da identificação de fatores nocivos à saúde mental e, consequentemente, à qualidade laboral do trabalhador.
Segundo Cidinho, a meditação mindfulness é a prática da atenção plena no momento presente, em tudo o que a pessoa estiver fazendo. Por meio de técnicas de respiração, o praticante é conduzido a um estado de consciência de atenção no presente.
Ele disse que o curso é duplamente oportuno, porque estamos no tempo de natal e de ano novo, época em que se costuma revisar a vida e pactuar consigo mesmo atitudes novas para o próximo ano. E também porque a sociedade está vivendo um momento muito caótico, de inquietações, com excesso de informações e de demandas. "Então, a meditação mindfulness traz a pessoa para um estado de presença consigo mesmo, onde estão todas as fontes da sua lucidez, do seu poder de discernimento, levando-a para uma vida mais plena, mais feliz, tanto no trabalho como na vida pessoal", afirmou.
A prática constante da meditação aumenta a capacidade de concentração do praticante, reduz o estresse, melhora a função cognitiva, acaba com a insônia, protege o cérebro, desenvolve a inteligência emocional, melhora a criatividade, as relações interpessoais, aumenta a imunidade e ajuda na perda de peso, entre outros benefícios.
Para Cidinho, a prática regular também traz serenidade e calma. O praticante desenvolve sua inteligência emocional, atenção seletiva, autocontrole, força de vontade, autodisciplina e fortalece qualidades inatas da alma como paz, verdade, pureza, equilíbrio, amor, entre outras. A meditação ajuda a sair do turbilhão de pensamentos. Cada pessoa tem cerca de 60 mil pensamentos por dia. "Que pensamentos alimentamos"?, perguntou.
Ele disse que o ser humano é emocional. Por isso, é necessário investir na saúde emocional. Além disso, também precisa cuidar bem do corpo, com alimentação saudável, prática de exercícios, além de atividades de lazer, que proporcionem bem-estar.
Para a juíza Liliana Maria Ferreira Soares Bouéres, titular da Vara do Trabalho de Chapadinha e uma das gestoras da Comissão de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, no mundo hodierno, as inúmeras distrações e constantes mudanças tiram a atenção, a todo momento, durante o desenvolvimento das atividades diárias, porém a estabilidade da atenção, conforme demonstra a ciência, é o principal fator para a alta performance e o bem-estar social. Por isso, o curso de atenção plena (mindfulness) foi extremamente importante na medida em que ensina técnicas de meditação como forma de aumentar a concentração para o presente, "e assim, posso estar ciente e consciente da realidade como ela se apresenta. Focar no que realmente interessa, retirando os ruídos, proporcionando crescimento pessoal e aumento da produtividade nas tarefas profissionais", ressaltou.
A servidora Célia Cristina Nunes Muniz, da Coordenadoria de Gestão de Pessoas, disse que no contexto atual, marcado por grande volume e velocidade de informações, o gerenciamento equilibrado e pleno de atividades profissionais com as demais áreas de atuação, tornou-se um grande desafio. Para ela, participar da capacitação trouxe uma compreensão de como vencer esse desafio. "O curso me proporcionou, de forma objetiva e prática, compreender a necessidade de estar presente, integralmente,em tudo o que fazemos. Excelente iniciativa do Tribunal", elogiou.
Conforme Tatiana de Moraes Lacerda, servidora da Secretaria de Administração e secretária da Comissão de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, a prática da meditação ajuda a diminuir a ansiedade e o estresse, que são fatores que podem causar doenças físicas e emocionais. "A prática da modalidade mindfulness ajuda também a melhorar o foco e a concentração nas tarefas do dia a dia. O curso foi muito gratificante também pelo aprendizado da importância de focar no presente e se habituar com palavras e pensamentos positivos", destacou.
Para a servidora Catarina Dantas Alves, também lotada na Secretaria de Administração, a oportunidade de participar do curso de mindfulness foi muito engrandecedor, bem como ter "a consciência da capacidade de estar no presente permite entender as emoções que vamos sentindo ao longo do dia e um maior controle das nossas reações. Tudo isso proporciona uma melhora pessoal e também afeta a maneira como nos relacionamos com os outros. Só tenho a agradecer", afirmou.
O servidor Paulo Santos Magalhães, da Seção de Cadastramento Processual, acredita que o curso de meditação atenção plena, por trazer o ser humano para viver o presente, leva a pessoa a ter mais atenção e foco nas atividades executadas. Para ele, a experiência de participar do curso o ajudará a ser uma pessoa melhor, mais calma e consciente de suas emoções.
Palestrante Cidinho Marques - Pedagogo e Neurocoach, tem Pós-Graduação em Neuropsicologia. Mestre em Educação pela Universidade de Columbia (EUA). Neurocoach, Master em Coaching pelo Instituto de Coaching Comportamental de Singapura. Coach Executivo pela Faculdade de Coaching de Washington (EUA) e Master em PNL pela Sociedade de Programação Neurolinguística (EUA). Instrutor de Meditação. Analista DISC. Escritor e palestrante motivacional.
Comissão de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (CESMT) - a comissão tem também como gestora a desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, e como demais integrantes os servidores Tatiana Lacerda, com qualificação em área relacionada à Segurança do Trabalho, e Ércio Murilo Sousa Cutrim, médico e representante da Seção de Saúde.