Chefe do Setor de Gestão Socioambiental do TRT-MA busca parceria da SEMMAM
O chefe do Setor de Gestão Socioambiental do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), engenheiro Marcelo Henrique Bandeira Costa de Alencar, participou, na tarde desta terça-feira (12), de reunião na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) de São Luís, com o secretário Marco Aurélio Diniz, com o chefe de Gabinete e o Superintende de Projetos da Semmam, respectivamente, José da Paz Saraiva e Luiz Jorge Dias, oportunidade em que propôs parceria para o desenvolvimento de ações de sustentabilidade.
O gestor socioambiental, que também possui MBA em Gestão Ambiental, mestrado em Saúde e Ambiente e é professor universitário, explicou que o TRT instituiu, recentemente, o seu Plano de Logística Sustentável (PLS) visando atender às demandas próprias da responsabilidade socioambiental. Para implementar o PLS, vão ser realizadas várias atividades e "contar com a experiência da Semmam vai ser importante para a equipe da Gestão Socioambiental", afirmou.
Marcelo de Alencar observou que a Semmam está trabalhando na elaboração do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos da capital e o TRT já vem desenvolvendo, há uns anos, a coletiva seletiva de material reciclável. Porém, a proposta é avançar mais no trato desse material. Uma das propostas do Setor de Gestão Socioambiental é recolher o óleo residual dos restaurantes do Tribunal e Foro Astolfo Serra e transformá-lo em sabão. Também serão implementadas ações para reduzir a geração de outros resíduos, e de água e energia elétrica, entre outras. Marcelo Alencar também convidou o secretário Marco Aurélio Diniz para ministrar palestra no Tribunal.
O secretário afirmou que o TRT pode contar com a colaboração da Semmam. Ele observou que a Secretaria desenvolve vários projetos, e que será encaminhada uma lista de projetos cujos objetivos possam se alinhar às ações do Tribunal. Tão logo seja formalizada a parceria, Marco Aurélio se colocou à disposição a fim de promover ações de educação ambiental junto ao Tribunal.
Plano de Logística Sustentável - o PLS do TRT-MA foi instituído por meio da Portaria do Gabinete da Presidência nº 1187/2015. O PLS é composto por planos de ações e painel de indicadores, contemplando temas como a gestão do uso sustentável dos materiais de consumo, a gestão da impressão de documentos, a gestão do consumo e gasto com energia elétrica, a gestão do consumo e gasto com água e esgoto, a gestão de coleta seletiva e de resíduos sólidos, a gestão da qualidade de vida no ambiente de trabalho, dentre outros. O acompanhamento das metas e indicadores será realizado pela Comissão Gestora nomeada pela Portaria GP nº 735/2015, em parceria com o Setor de Gestão Socioambiental, mantendo o PLS atualizado às necessidades institucionais e às normas vigentes.
Apresentação - na segunda-feira (18), durante a programação de abertura do Ano Judiciário no TRT-MA, Marcelo de Alencar vai apresentar as medidas iniciais do Setor de Gestão Socioambiental referentes ao PLS.