Comissão Ambiental do TRT-MA protesta contra poluição das praias

quinta-feira, 14 de Agosto de 2014 - 15:00
Redator (a)
Wanda Cunha

A Comissão Ambiental do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) comemora o dia 14 de agosto, Dia Mundial de Combate à Poluição, com uma instalação artística do servidor Luiz Pires, secretário da Comissão, em protesto contra a poluição das praias de São Luís. A atividade será realizada no sábado (16), na Avenida Litorânea, das 8h às 17h, próximo à barreira eletrônica.

A obra, que será exposta em quatro módulos, foi confeccionada com materiais de metal reaproveitados, destinados à reciclagem e porta-papel higiênico. Serão utilizados dez rolos de papel que ficarão voando com a força do vento como bandeiras brancas, simbolizando ondas do mar limpas de toda sujeira de esgoto.

O presidente da Comissão Ambiental, juiz Carlos Gustavo Brito de Castro, explicou que o TRT já realiza e incentiva coleta seletiva, o que é uma grande contribuição ao combate à poluição, inclusive na área do entorno, citando a recente instalação do posto fixo do Ecocemar no Fórum Astolfo Serra, acrescentando que a atividade referente à poluição das praias faz com que a instituição transponha, mais uma vez, seus muros, envolvendo-se com os problemas ambientais da cidade de São Luís.

Todos os servidores do TRT-MA estão convidados para participar do evento, e a equipe do Ecocemar confirmou a presença de seus técnicos em meio ambiente. A Associação dos Servidores da Justiça do Trabalho da 16ª Região (Astra16) também apoia o movimento. A iniciativa integra a Agenda Ambiental instituída pelo Tribunal.

Retrospectiva das atividades alusivas ao Dia de Combate à Poluição - Esta é a terceira vez que o TRT realiza atividades alusivas ao Dia de Combate à Poluição. A primeira foi em 2009, abordando temas como a poluição sonora, com divulgação e apoio à Operação Manzuá, do Ministério Público Estadual, e a importância da reciclagem na prevenção à poluição; a segunda, em 2012, quando foi abordada a questão do uso de sacolas plásticas, com uma instalação artística que chamou a atenção para o uso de sacolas duráveis em substituição às sacolas descartáveis, pois o descarte incorreto desse produto mata animais marinhos, entope bueiros, provocando inundações, e causa poluição visual.

Poluição das praias - Diariamente são lançados esgotos sem tratamento nas praias de São Luís, e este é um problema de saúde pública que vem se arrastando há muitos anos. Também o lixo descartado e a ocupação desordenada no entorno das praias são as causas mais normais de poluição da orla marítima. O que seria um importante local de lazer tem se tornado fonte de contaminação. E embora haja placas em diversos pontos alertando para o perigo de se entrar em contato com a água do mar, algumas pessoas ainda se arriscam, inclusive crianças. O problema é frequentemente abordado pela imprensa e diversos protestos já foram realizados.

7 visualizações