Comissão Ambiental do TRT-MA recebe assessoria para aperfeiçoamento da coleta seletiva
Até esta sexta-feira (05), o gestor ambiental da Justiça Federal do Rio Grande do Sul, José Antônio Berta Antunes, presta assessoria para a Comissão Ambiental do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA). Ele está no TRT desde ontem (01), orientando os membros da comissão para o aperfeiçoamento da coleta seletiva no tribunal.
Durante reunião com a Comissão Ambiental, na Secretaria de Gestão Estratégica e Estatística, José Antônio Berta deu orientações sobre a destinação adequada dos resíduos descartados e falou sobre a atuação da Justiça Federal da 4ª Região, na área ambiental.
“A implantação da coleta seletiva traz, além de ganhos ambientais, também sociais, pois com o descarte correto de resíduos, temos geração de renda para a comunidade beneficiada”, disse José Antônio Berta, ao falar sobre o aperfeiçoamento da coleta seletiva nos prédios da Justiça do Trabalho do Maranhão. Ele afirmou que o TRT-MA é um órgão de referência para a sociedade e que a ação ambiental desenvolvida pelo tribunal poderá servir de referência para outros órgãos, inclusive estaduais e municipais.
O gestor ambiental do TRF4 foi um dos representantes do Poder Judiciário na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio + 20, realizada em junho deste ano, no Rio de Janeiro. Foi supervisor da Seção de Gestão Ambiental da Assessoria de Planejamento e Gestão da Diretoria-Geral do TRF4.
A Comissão Ambiental do TRT-MA tem, dentre suas funções, elaborar o planejamento de ações ambientais, acompanhar medidas que visam à correta preservação e recuperação do meio ambiente e a conscientização de magistrados e servidores na Justiça do Trabalho. A comissão é presidida pela secretária de Gestão Estratégica e Estatística, Stael Cavalcanti Martins de Araújo.
Redação: Larissa dos Santos (estagiária)
Jornalista Responsável: Valquíria Santana