Comissão Ambiental faz campanha de doação de papel e de livros usados
quarta-feira, 12 de Maio de 2010 - 10:28
Redator (a)
Valquíria Santana
Já foram doadas mais de 5 toneladas de papel este ano
A Comissão Ambiental do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) está realizando campanha de doação de papel para reciclagem e de revistas e livros usados. O papel é recolhido pelo Instituto Harmonia Social que repassa o dinheiro arrecadado com a venda do material às Casas de Apoio “Erosilda Mota” e “Criança Feliz”, do Hospital Aldenora Belo, destinadas a hospedar pacientes do interior do estado, portadores de câncer. Os livros são doados à Biblioteca Municipal do Bairro de Fátima.
Este mês, o TRT destinou 2.372 kg de papel para reciclagem, alçando 5.897,7 kg doados em 2010. “Isso significa que evitaremos o corte de 118 árvores, além da economia de água e energia que a reciclagem de papel proporciona”, disse o presidente da Comissão Ambiental, Luiz Pires. No ano passado o Tribunal recolheu 10 toneladas, por meio do Programa de Coleta Seletiva de Papel, que desde sua instituição, em 2007, já repassou cerca de 23 toneladas para reciclagem. O programa é desenvolvido pelos Tribunais Regionais do Trabalho e Eleitoral (TRT e TRE) e instituições parceiras.
Além da coleta nas dependências do Tribunal e do Fórum Astolfo Serra (sede das varas Trabalhistas da capital), o material é recolhido por magistrados e servidores em suas residências e por pessoas da comunidade e entregue à Comissão Ambiental. Também doam livros usados que, após triagem, são repassados à Biblioteca do Bairro de Fátima que, em contrapartida, entrega livros e revistas desatualizados e danificados, que vão para o projeto TRT Ambiental. Este mês, a biblioteca destinou 522 kg de livros. Outras contribuições vieram do Sintrajufe, Amatra XVI e da Biblioteca da UFMA. Os interessados em doar podem procurar a Comissão, pelo telefone (98) 2109-9438.
Atitude - a coleta de papel e de doação de livros integram a Campanha Atitude, uma atividade do projeto TRT Ambiental, com ações estratégicas voltadas para a sensibilização do público interno (magistrados e servidores) e externo (comunidade) quanto à importância de práticas socioambientais responsáveis.
Essas ações estão contempladas do planejamento estratégico do Tribunal, no tema Responsabilidade Social e Ambiental, que visa difundir a cultua de responsabilidade ambiental por meio de ações que assegurem o desenvolvimento sustentável da sociedade, visando à preservação de recursos ambiental. Também atendem à recomendação nº 11/2007, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que orienta os Tribunais a adorarem práticas socioambientais.
Pilhas e baterias – o TRT destinou ontem (11), ao Programa de Reciclagem do Banco Real, 919 itens, entre pilhas, baterias, carregadores de celular e de pilhas, celulares e baterias de notebook para descontaminação e reciclagem. O material foi recolhido nos recipientes instalados no hall do TRT e do Fórum Astolfo Serra e nos Katapilhas que foram distribuídos em todas as unidades. Até agora já foram repassados ao programa de reciclagem 4.689 itens.