Comissão Censitária do TRT-MA define ações para o início do Censo do Poder Judiciário

quarta-feira, 21 de Agosto de 2013 - 9:28
Redator (a)
Suely Cavalcante
Revisor (a)
Suely Cavalcante

Os integrantes da Comissão Censitária do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) reuniram-se na manhã desta terça-feira (20), na Secretaria Geral da Presidência, para definir ações e estratégias voltadas para o início do Censo Nacional do Poder Judiciário, cujo lançamento será feito pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na próxima segunda-feira (26). O juiz Auxiliar da Presidência e integrante da Comissão Censitária, Manoel Lopes Veloso Sobrinho, coordenou a reunião.

A partir do dia 26, o questionário do Censo, que será disponibilizado no site do CNJ, poderá ser acessado apenas por servidores, que terão 45 dias para responder à pesquisa. Em uma etapa posterior, o questionário será disponibilizado aos magistrados. O Censo é uma iniciativa do CNJ e tem como objetivo principal definir o perfil socioeconômico de magistrados e servidores do Poder Judiciário no Brasil. O conhecimento do perfil será importante para a elaboração de políticas e estratégias de recursos humanos no Judiciário.

Para responder ao questionário, os servidores detentores de cargo efetivo ou cargos em comissão devem acessar o endereço www.cnj.jus.br/censo, informar o CPF para abrir o questionário e responder às perguntas. Em caso de dúvida, o servidor pode entrar em contato com a Comissão Censitária de sua instituição. No TRT-MA, os interessados podem enviar seus questionamentos para o email censocnj@trt16.jus.br

O questionário deverá ser respondido por todos os servidores ativos da  Justiça Estadual, Federal, Trabalhista, Eleitoral e Militar, e dos tribunais superiores, do Conselho Nacional de Justiça, do Conselho da Justiça Federal (CJF) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Segundo o CNJ, 272.430 servidores (efetivos, comissionados e/ou requisitados), vinculados a 94 instituições, participarão do censo.  Servidores do Judiciário cedidos a órgãos do Poder Executivo e Legislativo, estagiários e profissionais terceirizados não participarão do Censo.

Ainda, segundo o CNJ, o questionário tem 43 perguntas, distribuídas em quatro blocos, e o tempo para respondê-las é de cerca de 5 minutos. O primeiro bloco reúne perguntas que buscam detectar a opinião do servidor sobre sua atividade no Judiciário, bem como satisfação e motivação pessoal. No segundo bloco, as questões referem-se ao local de trabalho do servidor, tais como, área, instância e localização. As informações pessoais do servidor (estado civil, sexo, cor ou raça, naturalidade, escolaridade, etc) estão no terceiro bloco. No quarto bloco estão as perguntas relativas às informações funcionais, entre elas, tipo de vínculo do servidor com o órgão, ano de ingresso, órgão de origem, ocupação ou não de cargo em comissão ou função de confiança.

Reunião – o secretário-geral da Presidência do TRT-MA, José Valdionor Costa dos Santos, também participou da reunião; bem como os servidores Paula Ravenala Brandão Malta (Coordenadoria de Gestão de Pessoas), Rômulo José Maia Moura (Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicações) e Maria Suely Cavalcante Pinto (Seção de Comunicação Social) que, juntamente com o juiz Manoel Veloso, integram a Comissão Censitária do TRT-MA. A Comissão foi constituída por meio da Portaria do Gabinete da Presidência Nº 488/2013.

Com informações da Agência CNJ de Notícias.

2 visualizações