Comissão do PLS do TRT-MA delibera providências para aumentar a economia de insumos institucionais

sexta-feira, 13 de Maio de 2016 - 10:06
Redator (a)
Rosemary Araujo
Gisele Fernandes apresenta o resultado da pesquisa.
Marcelo Alencar explica o levantamento dos índices de consumo de água e energia elétrica.

Os membros da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (PLS) do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) reuniram-se, na manhã desta quarta-feira (11/5), no Gabinete da Presidência, para deliberar acerca dos dados colhidos em recente pesquisa sobre o consumo de diversos itens nas unidades de trabalho judiciais e administrativas, e como, a partir dessas informações, o Tribunal realizará os ajustes necessários para promover ainda mais economia por meio do consumo consciente dos seus insumos.
De acordo com a pesquisa realizada pela chefe substituta da Seção de Licitação, Gisele Fernandes Azevedo Cutrim, nos setores do TRT-MA, para a identificação dos pontos necessários para a disponibilização de lixeiras padronizadas para a coleta seletiva de resíduos orgânicos e não orgânicos, foi identificada a existência de 12 copas setoriais, além da copa geral que serve ao prédio-sede do Tribunal. Só para a coleta do lixo orgânico, deverão ser providenciadas 38 lixeiras, para distribuição nas dependências do órgão. Para a coleta de papel, plástico, metal e vidro, os kits de lixeiras serão distribuídos gradativamente, até preencher todos os pontos identificados.
A partir de outros dados colhidos na pesquisa, foi deliberado pela Comissão o envio de ofícios às unidades gestoras para informarem sobre o desenvolvimento das ações previstas no PLS e a realização, por meio de veículos internos on line, de campanha de sensibilização e incentivo ao uso da Eco Fonte nos expediente internos.
Marcelo Henrique Bandeira Costa de Alencar, chefe do Setor de Gestão Socioambiental, apresentou o levantamento dos índices de consumo de energia elétrica de todas as unidades consumidoras pertencentes ao Tribunal, bem como o consumo de água de algumas unidades. O levantamento realizado teve como parâmetro comparativo a metragem quadrada das áreas e identificou pontos de atenção que precisam ser redimensionados por meio da revisão das faixas de consumo (demanda) de energia elétrica, tendo em vista a alteração do horário de funcionamento do Tribunal, assim como a revisão na demanda registrada de água em algumas Varas do Trabalho do interior, nas quais foi detectada a ausência de hidrômetros. O levantamento apresentado foi realizado, neste primeiro momento, considerando o aspecto quantitativo do consumo. Numa segunda etapa, o levantamento será realizado do ponto de vista qualitativo, visando ao estímulo permanente à economia. Neste sentido, a Comissão deliberou, ainda, pela elaboração de um “ranking” de economia para incentivar a redução do consumo tanto de água como de energia nas unidades da capital e do interior.
A próxima reunião da Comissão está marcada para o próximo dia 7 de junho, ocasião em que será analisado o cronograma de ações constantes no PLS com realização prevista até junho deste ano.
Também participaram da reunião o coordenador da Comissão e juiz auxiliar da Presidência, Bruno de Carvalho Motejunas; os membros titulares Júlio César Guimarães (secretário de Administração), Luciana Cristina Gehlen (coordenadora de Material e Logística), Manoel Ricardo Beckman de Jesus (chefe da Seção de Engenharia), Rafaela David Brito Pinho (chefe da Seção de Saúde), Rosemary Rocha Araujo (chefe da Seção de Comunicação Social) e Raimundo da Conceição Costa Lindoso (assessor do gabinete do desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior); e os membros suplentes Joselena do Carmo Soares Pereira (secretária-geral da Presidência), Fernanda Cristina Muniz Marques (assessora da Diretoria-Geral); Nikole Melo de Mendonça (lotada na Seção de Engenharia) e Marcos Antonio de Souza Silva (representando a Coordenação de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa).
Comissão do PLS - Instituída por meio da Portaria do Gabinete da Presidência nº 354/2016, a Comissão Gestora do PLS tem como atribuições elaborar, revisar, monitorar e avaliar o Plano de Logística Sustentável (PLS) do TRT-MA, que encontra-se em fase de implantação e visa ao consumo consciente e eficiente de recursos naturais, insumos e serviços públicos, a partir da gestão do uso sustentável de materiais de consumo, de energia elétrica, água e esgoto, de coleta seletiva e de resíduos sólidos, de uso de papel, gestão da qualidade de vida no ambiente de trabalho, bem como em contratações sustentáveis. As medidas também buscam demonstrar os benefícios e vantagens das práticas socioambientais e reduzir custos para adequação ao orçamento do TRT. A Comissão, em conjunto com o Setor de Gestão Socioambiental do Tribunal, deverá planejar, implementar e monitorar as metas anuais, bem como promover a avaliação dos indicadores de desempenho, competindo-lhe, ainda, estabelecer novas metas para o ano seguinte.

 

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