Comunicação, Gestão de Pessoas e Tecnologia da Informação são áreas estratégicas, afirma secretário do TRT de Mato Grosso
terça-feira, 20 de Abril de 2010 - 16:54
Redator (a)
Valquíria Santana
Secretário de Gestão Estratégica do TRT-MT, José Barbosa
O secretário de Gestão Estratégica do TRT do Mato Grosso, José Silva Barbosa, afirmou que os principais parceiros na execução do planejamento estratégico são a comunicação, a gestão de pessoas e a tecnologia da informação. Segundo ele, essas são as áreas estratégicas para a mobilização das pessoas. “O sucesso do desenvolvimento do planejamento está voltado para as pessoas. Se não houver envolvimento de todos a organização não consegue executar seu plano”, garantiu, durante palestra no I Seminário de Gestão Estratégica do TRT-MA, encerrado nesta terça-feira (20), em São Luís.
José Barbosa também destacou a responsabilidade das organizações com a sociedade. “Temos a missão de garantir os direitos do cidadão e para isso precisamos nos organizar para oferecer serviços de qualidade, com celeridade e efetividade”, afirmou o secretário de Gestão Estratégica do TRT matogrossense. À tarde ele ministrou o workshop de projetos, voltado para gestores da Justiça do Trabalho no estado. No evento, a Comissão Ambiental do TRT-MA fez a demonstração dos equipamentos desenvolvidos para uso racional da água.
Durante dois dias, magistrados e servidores da JT-MA e representantes de outras instituições que trabalham com planejamento estratégico discutiram sobre a elaboração, execução e importância do planejamento para as organizações; o plano plurianual do TRT do Maranhão; e os projetos contemplados no plano, que vão orientar a atuação das unidades administrativas e judiciais da instituição nos próximos cinco anos. Participou também do segundo dia de seminário o assessor de Planejamento e Gestão Estratégica do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Willian Katsuhiro Matsuo.
A presidente do TRT-MA, Márcia Andrea Farias da Silva, destacou que a realização do seminário, além de divulgar o plano plurianual da instituição, teve como objetivo conclamar a todos os magistrados e servidores a contribuírem com o planejamento. Ela reafirmou que a aprovação do plano, por unanimidade, pelo Tribunal Pleno representou um marco muito importante na implantação e execução de uma nova forma de atuação administrativa e jurisdicional no TRT.
Metodologia - Em sua palestra, José Barbosa falou sobre a metodologia utilizada no planejamento, o desdobramento da estratégia e a execução do plano. Também apresentou o plano implementado pelo TRT-MT e discutiu o mapa estratégico do planejamento do TRT do Maranhão. Ele lembrou que a essência é discutir “o que e como fazer, questionar, cumprir metas e atribuir responsabilidades”.
José Barbosa ressaltou que o planejamento de cada organização precisa ser avaliado periodicamente – a cada trimestre – em fóruns com a participação de todos que integram a instituição.