Conselheiro do CNJ abre Semana Nacional de Conciliação no Nordeste
Mais de 10 mil processos estão previamente agendados pelas Justiças Estadual e do Trabalho no Maranhão para a Semana Nacional da Conciliação que, no Nordeste, foi aberta oficialmente nesta segunda-feira (07), às 9h30, no auditório do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão, pelo conselheiro do CNJ, Leomar Amorim. A solenidade também marcou o encerramento da primeira turma do curso Direitos Humanos e Mediação de Conflitos, realizado pelo TRT-MA em parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos e a Interativa EAD Consultoria.
A vice-presidente e corregedora do TRT do Maranhão, desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo; o presidente do Tribunal de Justiça no Maranhão, desembargador Raimundo Freire Cutrim; o corregedor Geral da Justiça, dês. Jamil Gedeon; o diretor do Foro da Justiça Federal, juiz Clodomir Reis; o desembargador do TRT-MA, Américo Beddê Freire e o presidente da Amatra XVI, Érico Renato Serra Cordeiro, dentre outras autoridades, participaram da solenidade de abertura da Semana, bem como advogados, servidores do Judiciário no Maranhão e sociedade em geral.
O conselheiro Leomar Amorim enfatizou que a Justiça do Trabalho no Maranhão foi além das fronteiras, ao promover o curso de Direitos Humanos e Mediação de Conflitos, formando cerca de 150 profissionais de diversas áreas para atuarem como mediadores. "Cursos dessa natureza são alternativas que os tribunais devem promover para intensificar a solução de conflitos, no mínimo espaço de tempo possível”, disse o conselheiro. A desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo lembrou que o TRT-MA foi homenageado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por ter cumprido a Meta 2, que é o julgamento de todos os processos ajuizados até dezembro de 2005. “Cumprimos a Meta 2 ainda em agosto, mas resolvemos aderir à Semana da Conciliação Meta 2, em setembro, com o objetivo de zera os 10 processos de julgamento de 2006 e 2007. Avançamos dois passos ao colocarmos em pauta processos de 2008 e 2009 e processos de execução”, informou. A magistrada observou que o Maranhão sediou a Semana Nacional da Conciliação no Nordeste pelo empenho dos tribunais durante a Meta 2. Ela também ressaltou a vocação natural da Justiça do Trabalho de ser conciliadora e destacou que no TRT do Maranhão as ações são permanentes e realizadas por meio do Projeto Conciliar. O corregedor Geral de Justiça do Maranhão anunciou para esta terça-feira o lançamento da campanha Nome Limpo, Crédito na Praça. Ele disse que o objetivo é negociar o pagamento de dívidas de consumidores inadimplentes. O diretor da Secção Judiciária da Justiça Federal destacou que, na esfera federal, a semana foi antecipada e que o maior índice de conciliação foi com os entes públicos, citando que 80% das conciliações foram com o INSS, dos 25 mil processos conciliados com os órgãos públicos. Ele também enfatizou que o CNJ resgatou a semana nacional de conciliação para dar mais celeridade à Justiça.