Coordenador Nacional do PJe parabeniza módulo criado pelo TRT-MA para o sistema
O juiz auxiliar da presidência do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e coordenador do Comitê Gestor Nacional do PJe/TST, Fabiano de Abreu Pfeilsticker, parabenizou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo TRT da 16ª Região (TRT-MA) na aplicação de novas funcionalidades no Processo Judicial Eletrônico (PJe). As alterações propostas pelo Comitê Regional e equipe de Tecnologia e Informação do TRT vão garantir mais agilidade no andamento processual. O doutor Luiz Evaristo Barbosa, juiz do Trabalho integrante do Grupo de Negócios do PJe/CSJT) também participou do encontro com a presidenta do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro.
O servidor Ronny Paterson Cruz da Silva se encarregou de apresentar as novidades que estão sendo encaminhadas, e suas respectivas funções. "Um projeto imprescindível que estamos desenvolvendo é PEC (Preparar Expedientes e Comunicações). Na mesma tecnologia do PJe 2.0, o sistema funcionará em uma nova versão que, de forma resumida substituirá as tarefas referentes aos atos de comunicações processuais, tais quais as criações de notificações, intimações e mandados, bem como as tarefas referentes a criação de expedientes de secretária para os alvarás e ofícios", revelou.
Após conhecer as funcionalidades para as melhorias do PJe no TRT-MA, Pfeilsticker garantiu que o desenvolvimento do PEC seja tratado com máxima prioridade, a fim de viabilizar sua liberação na próxima versão do PJE 2.0 (2.4.0), prevista para agosto de 2019. Ele também assegurou que "adotará as providências necessárias para que outros projetos que estejam alinhados para a implementação das novas funcionalidades, podendo ser alterados no que for necessário de forma que o PEC seja integrado ao sistema PJE".
A desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, também elogiou o trabalho que vem sendo realizado pela TI. Ela destacou que a excelência da prestação jurisdicional na Justiça do Trabalho do Maranhão é resultado da cooperação de todos os magistrados e servidores. "O nosso Regional tem o menor índice de recursos humanos do país, mas também temos servidores que são verdadeiras estrelas. No ano anterior, por exemplo, o nosso efetivo elevou a nossa produtividade com resultados expressivos, com a maior baixa no número de processos da história do nosso Tribunal", enfatizou.
A desembargadora Solange Cordeiro continuou apontando o contínuo trabalho de atualização e aperfeiçoamento do PJe, como a migração dos processos físicos para o processo Judicial Eletrônico.
A Coordenação Nacional Executiva do Processo Judicial Eletrônico (PJe) visitou o Maranhão no último dia 8 de abril.
Redação: Kellyne Lobato (estagiária de Jornalismo).
Jornalista responsável: Edvânia Kátia