Corregedor do TRT-MA motiva juízes e servidores durante leitura de ata correcional na 6ª VT de São Luís

segunda-feira, 28 de Abril de 2014 - 12:22
Redator (a)
Wanda Cunha
Equipe da Corregedoria: Olívia Almeida, Marcos Pires, Fabiana Santalúcia e Yona Grace
Corregedor James Magno, juízas Juacema Aguiar e Elzenir Lauande e o juiz Bruno Motejunas.

Criação de varas, concurso público, projetos da Corregedoria  e a utilização do Grupo de Apoio Móvel (Gam) foram alguns dos assuntos abordados pelo vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), desembargador James Magno Araújo Farias, na sexta-feira (25), durante a leitura da ata de correição ordinária realizada na 6ª Vara do Trabalho de São Luís.  “Antes de tudo, temos que ser motivacionais. É importante que vocês nunca percam essa motivação”, observou o corregedor, acrescentando que, mesmo com as dificuldades, com o volume de processos, o momento é de criatividade e engajamento; procurar fazer o melhor, com dedicação e entusiasmo.

“Eu gosto de lembrar que é importante ter um ambiente agradável de trabalho, onde todos possam produzir mais. “É no ambiente de trabalho que fazemos amizade; ele nos permitiu um salto de qualidade na vida pessoal. Houve um momento em que todos vocês quiseram estar aqui, como hoje há pessoas que estão estudando para fazer concurso pra cá”, lembrou. Para o corregedor, a correição serve para mostrar a responsabilidade da Corregedoria com a jurisdição, permite que Corregedoria conheça o tribunal; e  que as varas e os setores possam procurá-la como uma aliada para detectar as anomalias e melhorar os serviços.

O magistrado também explicou que o primeiro ano de sua gestão é o período de mapeamento das realidades das varas. O segundo ano será o ano de reconstrução, a partir também da renovação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no sentido de que os projetos do TRT-MA possam ter andamento, a exemplo do projeto para criação de vagas para desembargadores, que permanece sem decisão.  Falou da necessidade de criação de novas varas trabalhistas. “É um absurdo uma região metropolitana, como São Luís, ter apenas sete varas trabalhistas”. Acrescentou que o Tribunal de Justiça do Maranhão e o Tribunal Regional Eleitoral no Maranhão são grandes, enquanto o TRT-MA permanece pequeno para a demanda.  Disse que  TRT-MA era pra ser um tribunal médio e trabalhar com, aproximadamente, 70 varas.

O corregedor James Magno também assegurou que vai manter a estrutura do Gam, criado  por meio do Provimento nº 001/2012, de 15 de agosto de 2012, na gestão do  então corregedor Luiz Cosmo da Silva Júnior, atual presidente.   Asseverou que vai deslocar dois ou três servidores de sua equipe de assessores para ajudar as varas trabalhistas. Também falou que a Corregedoria dispõe de um projeto que vai transferir a atermação para as universidades  (Cest, UNDB e Ufma), com a certificação digital da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Falta contatar com o Ceuma. Em cada dia da semana, uma universidade ficará recebendo reclamação a termo em uma sala disponível no Foro Astolfo Serra (FAS). “O projeto permitirá maior acesso à justiça. São pequenas soluções criativas que servem também para melhorar nossa função”, acrescentou.

Apesar das dificuldades, o corregedor lembrou que o conceito do TRT-MA é excelente na sociedade; que é um tribunal que adquiriu o respeito durante os seus 25 anos de existência, credibilidade e transparência. Ao final,  reiterou a parceria que deve haver entre a Corregedoria e as varas trabalhistas. “A Corregedoria estará sempre à disposição de todos. Queremos manter esse contato direto, sempre em comunicação e, acima de tudo, que vocês nos vejam também como parceiros da mesma equipe, isso é fundamental”.

A juíza titular da 6ª VT de São Luís, Juacema Aguiar Costa, fez os agradecimentos ao corregedor e à sua equipe pela forma como foram conduzidos os trabalhos correcionais, observando que, na ata, não foram mencionados erros da 6ª VT de São Luís, mas foram feitas sugestões. Elogiou ainda o otimismo do corregedor. E que a vara aguardará o retorno da equipe da Corregedoria para novas orientações. “Nós temos mesmo que melhorar, melhorar sempre”, concluiu a juíza.

Para finalizar, o secretário da Corregedoria do TRT-MA, Marcos Pires Costa agradeceu  aos juízes e aos amigos da 6ª VT de São Luís a acolhida. “A correição é interessante, porque nós temos a oportunidade de conversar com todos os servidores. Na oportunidade, verificamos que todos estão interessados em melhorar as atividades da vara. A tendência é que o serviço fique bem melhor”, arrematou.
Também participaram da reunião de leitura de ata o juiz auxiliar da Corregedoria, Bruno de Carvalho Motejunas e a juíza do Trabalho substituta Elzenir Lauande Franco; os servidores da 6ª vara trabalhista e a equipe da Corregedoria.

Correição na VT de Açailândia – O corregedor James Magno Araújo Farias e sua equipe, formada pelos servidores  Marcos Pires Costa, Fabiana Santalúcia Fernandes, Olívia Maria Almeida, Yona Grace Sousa Barbosa, Marlon Machado Spindola Brandão e Carlos Aguiar já estão em Açailândia para proceder à correição ordinária naquela vara trabalhistas, que ocorre desta segunda-feira (28/04) até  quarta-feira (30/04).

Durante a correição, o desembargador ficará à disposição dos interessados na sede da Vara do Trabalho de Açailândia(Rua Fortaleza, 272, centro de Açailândia) para receber quaisquer informações ou reclamações sobre a ordem processual.

55 visualizações