Corregedoria do TRT-16 realiza correição na 1ª Vara do Trabalho de São Luís
O vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 16a Região (Maranhão), desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho, realizou a Correição Ordinária da 1ª Vara do Trabalho de São Luís nestas terça (27) e quarta-feira (28). A atividade correicional deve ser realizada pelo menos uma vez ao ano e está prevista no artigo 682, inciso XI, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), combinado com o inciso II, do artigo 27, do Regimento Interno do Tribunal.
Durante a reunião de encerramento, ocorrida na manhã de hoje (28/1), o corregedor regional ressaltou a importância do envolvimento de todos que integram a 1ª VT para que ocorra a melhoria no ranking do Índice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho (iGest), desenvolvido pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho.
O desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho destacou que “é preciso aumentar o diálogo entre magistrados e servidores, para otimizar o trabalho na VT. É preciso retomarmos a produtividade por meio de um plano de gestão, fazendo uso das novas tecnologias e ferramentas de inteligência artificial, para que haja um avanço da produtividade, de maneira que o servidor e o magistrado cheguem para trabalhar sabendo o que vão realizar naquele dia, e terminem o expediente conscientes sobre o que realizaram”, concluiu o corregedor regional.
O juiz titular da 1ª Vara do Trabalho de São Luís, Antônio de Pádua Muniz Corrêa, esclareceu que “trabalhar para o cumprimento de metas mexe com todos os servidores e servidoras que atuam na VT. Vamos otimizar o trabalho em busca da melhoria para alcançar resultados positivos mais rápidos,” finalizou.
O juiz substituto da 1ª VT de São Luís Luznard de Sá Cardoso desejou uma boa gestão ao corregedor regional no Biênio 2026-2027 e reforçou que “a correição é importante porque faz a gente fazer uma reflexão, reconhecer os erros, permitindo realizar um planejamento para retomar a VT para um outro patamar”, concluiu.
A juíza auxiliar da Vice-Presidência e da Corregedoria, Fernanda Franklin da Costa Ramos, também esteve presente, colocou-se à disposição e ressaltou que “a expectativa da nova gestão da Corregedoria Regional é que consigamos, com o auxílio das ferramentas tecnológicas e o empenho conjunto de magistrados e servidores, alcançar índices que representem uma efetiva melhora da prestação jurisdicional”, disse.
O secretário da Corregedoria, Antônio José Silva Ferreira, também reforçou que está à disposição de todos e que a tecnologia poderá auxiliar na retomada dos resultados. “Nós conhecemos o problema, sabemos o que fazer, temos as ferramentas, falta implementá-las”, finalizou.
Também estiveram presentes na reunião de encerramento da correição os demais servidores que atuam na Corregedoria do TRT-16 e na 1ª Vara do Trabalho de São Luís.
Atividade Correicional
A atividade correicional deve ser realizada pelo menos uma vez ao ano. Está prevista no artigo 682, inciso XI, da Consolidação das Leis do Trabalho, combinado com o inciso II, do artigo 27, do Regimento Interno do Tribunal. O Calendário de Correições 2026 está disponível para consulta no portal do Tribunal.
1ª Vara do Trabalho de São Luís
Localizada no Fórum Astolfo Serra (Avenida Vitorino Freire, s/nº, Areinha), a 1ª VT tem jurisdição, além de São Luís, sobre os Municípios de Alcântara, Bacabeira, Paço do Lumiar, Raposa, Rosário, Santa Rita e São José de Ribamar.
O titular da Vara Trabalhista é o juiz Antônio de Pádua Muniz Corrêa e o diretor de Secretaria é o servidor José Barros de Oliveira Júnior.
Para entrar em contato com a 1ª VT de São Luís, podem ser utilizados o telefone fixo (98)2109-9506, o celular institucional (98)98406-3571 ou o e-mail vt1slz@trt16.jus.br. Há ainda atendimento por meio do serviço Balcão Virtual.
