Crianças e adolescentes atendidos pelo Centro de Apoio ao Deficiente Visual visitam foro trabalhista

terça-feira, 9 de Abril de 2013 - 9:33

A Justiça do Trabalho do Maranhão recebeu, na última sexta-feira (05), a visita de professores e alunos do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual do Maranhão, vinculado à Secretaria de Educação do Estado. Eles foram recepcionados pela equipe do Centro de Memória e Cultura (Cemoc) e pelo juiz substituto Carlos Eduardo Evangelista Batista do Santos, que respondeu a perguntas sobre os direitos trabalhistas.

A visita complementou as ações da exposição Olhos da Mente, que ficará em cartaz no hall do Foro Astolfo Serra até o dia 26 de abril. O projeto "Olhos da Mente" envolve 25 crianças e adolescentes de 4 a 16 anos com cegueira e baixa visão. Sob a orientação da plástica Lili Silva Santos, as crianças e adolescentes retratam cenas a partir de ângulos que revelam a percepção que elas têm do mundo ao seu redor.

A pequena Tainá, de seis anos, foi uma das visitantes. Ela é uma das crianças assistidas pelo projeto Olhos da Mente. Acompanhada da professora Tereza Lindoso, ela fez um passeio pela exposição. Para Tainá, é importante que as pessoas conheçam as habilidades dos deficientes visuais. “Somos capazes”, resumiu a pequenina.

A recepção de grupos da comunidade faz parte do calendário de atividades do Cemoc e integram o projeto Visitas Agendadas. O primeiro grupo de 2013 foi composto pelos participantes da exposição Olhos da Mente.

Durante todo o ano, o Centro de Memória e Cultura da Justiça do Trabalho estará recebendo grupos de visitantes previamente agendados. Também como parte das ações de visitação, ainda este ano, a Diretoria do Fórum Astolfo Serra  estará realizando, em parceria com o Cemoc, o projeto Justiça do Trabalho de Portas Abertas, que consiste na realização de visitas técnicas dos estudantes de Direito ao fórum trabalhista.

Os projetos de visitação ao TRT e às varas trabalhistas estão previstos no planejamento estratégico da Justiça do Trabalho do Maranhão como parte do objetivo estratégico que visa promover a cidadania.

Com informações do Cemoc do TRT-MA.

1 visualização