Crianças passeiam no mundo da imaginação, durante programação em comemoração ao Dia da Criança, no TRT

quarta-feira, 23 de Outubro de 2013 - 11:12
Redator (a)
Wanda Cunha


A programação especial em homenagem ao Dia da Criança, promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão, foi realizada nessa terça-feira (22), às 16 horas, no Auditório Ari Rocha, no prédio-sede do Tribunal (Areinha). A atividade contou com a participação do Grupo Xama Teatro, que apresentou o projeto “Baú de Histórias”.  Participaram das brincadeiras filhos, netos, sobrinhos de servidores, magistrados e terceirizados. Também, 38 crianças da Escola Comunitária Governador João Castelo, acompanhadas por cinco professoras, participaram do evento por meio do Projeto TRT Solidário.

A diretora da Escola, Eliane Brasil Marques, disse que, antes de participarem do TRT Solidário, as crianças não tinham uma atividade fora da escola e que o momento de lazer proporcionado pelo Tribunal em homenagem ao Dia da Criança traduzia um momento importante na vida de cada uma. “É a segunda vez  que elas vêm aqui. A primeira vez foi no Natal do ano passado. Essas atividades contribuem muito para a formação das crianças. A escola só agradece ao TRT”, disse a diretora.

Maria Clara Medeiros Cunha – do Setor de Apoio ao PJe – trouxe sua filha Maria Luíza para se divertir. “O momento é muito bom. É uma programação diferente,  esse de contar histórias”, observou.  Já Jorge Guilherme Silva Arouche, de nove anos,  filho de Margareth Arouche, da 1ª VT de São Luís, não queria conversar; queria ouvir histórias. Sobre a apresentação do Xama Teatro disse: “É legal, divertida!..”. Perguntado se gostaria de voltar outras vezes, para não perder o meado da história, disse monossilabicamente “sim”. Sua irmãzinha menor Marjorie Silva Arouche só deu ouvidos para a contadora de histórias.

“Fico emocionada a cada apresentação”, disse a atriz e contadora de histórias, Gisele Vasconcelos. Para a artista, alguma coisa mágica acontece quando conta histórias para as crianças. É como se o mundo fosse de sonho, o mundo da imaginação. Contar histórias – diz ela - é brincar com as palavras,  e a criança constrói o sonho na sua cabeça a partir do discurso das palavras... Gisele também é professora mestra do Departamento de Artes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), doutorando em teatro pela Escola de Comunicação e Arte da Universidade Estadual de São Paulo (ECA-USP).

Xama Teatro - Fundado em abril de 2008, por ex-integrantes da Cia. Tapete, Criações Cênicas, o grupo, que é uma associação civil com personalidade jurídica própria, faz atividades artístico-culturais. São diversos projetos que compõem a montagem e circulação de espetáculos; há oferta de cursos de formação, apresentação de contadores de histórias, produção de encontros e festivais de teatro, produção e veiculação de programa radiofônico e realização de pesquisa com foco no ator-contador. O objetivo do grupo é contribuir para o desenvolvimento das artes cênicas no Estado do Maranhão; promover e incentivar o desenvolvimento da pesquisa e criação artística e produzir espetáculos teatrais e eventos de caráter cultural. Além de Gisele Gonçalves, integram o grupo Renata Figueiredo, Erica Quaglia e Maria Ethel. Para saber mais sobre o Xama Teatro, clique aqui.

Planejamento Estratégico - A atividade faz parte do Planejamento Estratégico do Tribunal e está alinhada ao programa estratégico Trabalho e Bem-Estar, que prevê a adoção de medidas que promovam a integração, a saúde e o bem-estar no âmbito da Justiça do Trabalho da 16ª Região.

 

16 visualizações