CTIC do TRT-MA supera o índice de satisfação de usuários internos proposto para o ano de 2018
Reforçando a qualidade dos serviços prestados, CTIC desenvolve ainda projeto para os serviços de telefonia do TRT-MA
A Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicações (CTIC), do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), alcançou, no ano passado, o percentual de 77% no índice de satisfação de usuários internos com os serviços e soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). O resultado foi divulgado na última Reunião de Análise Estratégica, realizada no dia 23 de julho, no Auditório Maria da Graça Jorge Martins, da Escola Judicial.
O percentual divulgado superou a meta de 70% estabelecida pelo Planejamento Estratégico de TIC para o ano de 2018. O resultado também superou a meta para este ano, que é de 75%.
O índice de satisfação da TIC é apurado anualmente por meio de uma pesquisa interna lançada no mês de outubro. No ano passado, quase 300 participantes, entre magistrados, servidores e estagiários, responderam o formulário. Outro destaque é o percentual de 95% no nível de confiança da pesquisa.
Os dados coletados contribuem para compreender a percepção dos usuários em relação à qualidade dos serviços prestados pela CTIC. Assim, com base nessas informações, a Coordenadoria pode traçar planos estratégicos para otimizar os serviços, como, por exemplo, o suporte e manutenção das tecnologias do TRT-MA. "Com a pesquisa, pode-se depreender que qualquer plano de ações para melhoria da qualidade dos serviços de tecnologia da informação passa impreterivelmente pela coleta e análise das percepções, opiniões e críticas dos usuários, bem como do seu nível de satisfação com os serviços oferecidos", destacou o coordenador da CTIC, Cláudio Henrique Carneiro Sampaio.
Projeto de Solução de Voz (PABX)
Neste ano, o TRT-MA, por meio da CTIC, está desenvolvendo o projeto de implementação de comunicação e telefonia IP. A tecnologia permite que o usuário, seja por computador, smartphone ou telefone fixo, possa fazer e receber ligações com tarifas menores comparadas às das operadoras.
Cláudio Sampaio afirmou que o projeto irá propor mudanças nos serviços de telefonia atuais do TRT-MA e trazer grandes benefícios ao Tribunal. "É projeto desafiador, visto a mudança de paradigma da telefonia tradicional para uma plataforma de voz que pode oferecer diversos recursos que vão além da simples telefonia, como possibilitar o uso da rede de dados para a comunicação, uso de mensageiros eletrônicos, permitir que os usuários possam fazer e receber chamadas de telefonia sobre IP onde quer que haja uma conexão rápida de Internet", contou.
Outros benefícios do projeto, de acordo com o coordenador da CTIC, são a atualização tecnológica dos equipamentos; redução de custo com ligações interurbanas e chamadas para telefones celulares; possibilitar que qualquer servidor possa trabalhar e se comunicar de qualquer lugar do mundo que tenha uma conexão com a internet, entre outros.
O PABX está ainda em processo de licitação para contratação de empresa especializada no serviço.
Redação: Lucas Ribeiro (estagiário de Jornalismo)
Jornalista Responsável: Suely Cavalcante.