Culminância do TRT na Escola reúne estudantes em apresentações culturais sobre educação, trabalho e cidadania
Uma manhã repleta de emoção e talento marcou a culminância do projeto TRT na Escola, reunindo crianças, adolescentes e professores de seis escolas públicas de São Luís. O evento aconteceu na última sexta-feira (6/12), no auditório Juiz Ari Rocha, na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (MA).
Participaram alunos e professores do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), unidades Itaqui-Bacanga, Rio Anil e Gonçalves Dias, além da Unidade de Ensino Básico Sofia Silva, Unidade de Ensino Básico Rosário Nina e o Centro de Ensino Viriato Correia.
A diretora da Escola Judicial do TRT-16, desembargadora Solange Cristina Passos de Castro, não pode estar presente no evento, mas parabenizou os envolvidos no programa e empenho da Ejud16 em realizar o programa.
Representando a diretora da EJud16, desembargadora Solange Castro, a coordenadora da Escola e juíza substituta da 6ª Vara do Trabalho de São Luís, Carolina Burlamaqui Carvalho, abriu o evento agradecendo o entusiasmo dos alunos e professores e destacou a importância do projeto TRT na Escola, que acontece desde o ano de 2012. A magistrada ressaltou também, que a iniciativa tem enorme relevância para o Tribunal e para a sociedade, pois funciona como um diálogo com a base social, especialmente com os estudantes em formação, tanto do ensino médio quanto os mais jovens. Segundo a juíza, o projeto busca aproximar os alunos do Tribunal, desmistificando a ideia de que é uma instituição fechada ou inacessível, criando uma relação de pertencimento e mostrando que o TRT é do povo. Ao finalizar, a juíza enfatizou o alcance da iniciativa, que somente neste ano envolveu 670 estudantes.
Em seguida, o juiz Carlos Eduardo Evangelista Batista dos Santos, titular da Vara do Trabalho de Chapadinha, destacou a importância da educação como ferramenta transformadora, parafraseando Paulo Freire, o magistrado afirmou que a educação é libertadora. Ele ressaltou que espaços como o Tribunal Regional do Trabalho pertencem a todos, reforçando o compromisso de acolhimento e inclusão: “O TRT é uma casa da justiça social, uma casa que acolhe,” disse.
A presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 16ª Região (Amatra XVI), juíza Maria do Socorro Almeida de Sousa, titular da Vara do Trabalho de Timon, também destacou o papel essencial da educação, afirmando que ela é "a força motriz para a construção de uma sociedade mais justa e solidária". Para ela, o projeto TRT na Escola abre caminhos para que os jovens estejam preparados para ocupar esses espaços no futuro. Ao final de sua fala, ela agradeceu o carinho e a generosidade recebidos dos estudantes.
Também prestigiou o evento, a juíza substituta da 3ª Vara do Trabalho de São Luís, Angelina Moreira de Sousa Costa.
O evento contou também com apresentações artísticas realizadas pelos alunos, que abordaram o combate ao trabalho infantil e incentivaram a brincadeira e os estudos. A programação incluiu também leitura de cordéis e exibição de vídeos produzidos pelos estudantes, que destacaram os impactos do trabalho infantil.
Ao final, professores representantes das seis escolas participantes foram homenageados com placas de participação, como reconhecimento pela contribuição e colaboração nas atividades do projeto.
TRT na Escola
O TRT na Escola é desenvolvido pela Escola Judicial do TRT-16 (Ejud16), em parceria com a Associação dos Magistrados do Trabalho da 16ª Região (Amatra XVI), por meio do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC). Desde 2012, o projeto promove ações que integram magistrados, servidores, estudantes, professores e gestores escolares, com o objetivo de fomentar debates sobre o mundo do trabalho e aproximar o Poder Judiciário da sociedade.
Alinhado ao Planejamento Estratégico do TRT-16, o programa reforça o compromisso institucional com a responsabilidade social e a promoção da cidadania, rompendo barreiras culturais e sociais que dificultam a efetivação dos direitos de crianças e adolescentes.
Na edição deste ano do programa TRT nas Escolas, 670 alunos participaram do programa, que desde sua criação já impactou cerca de 27 mil estudantes e envolveu 84 escolas públicas.