Curso para magistrados: desembargador Cláudio Brandão faz palestra sobre Tecnologia da Informação
quarta-feira, 16 de Março de 2011 - 13:55
Des. Cláudio Brandão
“Tudo o que fazemos, hoje, está sob a influência da sociedade tecnológica”, declarou o desembargador Cláudio Mascarenhas Brandão, do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA), nesta quarta-feira (16), durante a palestra “Tecnologia da Informação Aplicada ao Processo do Trabalho”, proferida no Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados. O curso está sendo promovido pela Escola Judicial do TRT-MA, no auditório do Tribunal, na Areinha.
A exemplo das eleições para escolha dos governantes no País – observou o desembargador - tudo é feito por meio eletrônico. “Convivemos com essa realidade, e ela pode produzir efeitos no Judiciário, o que já acontece há vários anos, inclusive nos tribunais com menos aparatos tecnológicos”, disse Cláudio Brandão.
O magistrado lembrou que a utilização do papel, hoje, é dispensável e tem apenas a função de documentar. “O arquivo virtual está guardado em um suporte físico, é o mesmo armazenamento de informações que também se faz com pen-drive, CD e outros dispositivos”. O processo eletrônico simplifica e economiza procedimentos, bem como amplia o acesso do cidadão à Justiça. “Com a internet, tem-se uma a sociedade transterritorial, sem fronteiras”, completa.
O desembargador Cláudio Brandão abordou, didaticamente, a importância do processo eletrônico para a Justiça do Trabalho. “A intenção é permitir que os novos juízes utilizem essas ferramentas tecnológicas de maneira mais ágil, para garantia de um resultado efetivo”, concluiu.
Media training - O Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados começou na segunda-feira (14) e se estende até sexta-feira (18), quando haverá um treinamento de mídia (media training) para os juízes em processo de vitaliciedade, com a participação voluntária de desembargadores, magistrados e diretores, que poderão se inscrever na Escola Judicial do TRT-MA, na sede do Tribunal, Areinha, 4º andar. O treinamento de mídia terá a duração de oito horas e busca preparar os magistrados e gestores da Justiça do Trabalho para o relacionamento com os profissionais da mídia.
Reportagem: Ediane Monteiro, estagiária de Jornalismo
Jornalista responsável: Wanda Cunha