Desembargador do TRT-MA condecora professor Joao Maurício Adeodato
O vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), desembargador Américo Bedê Freire, fez a entrega, no dia 17 deste mês, no Auditório Central do Curso de Arquitetura da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), da comenda da Ordem Timbira do Mérito Judiciário do Trabalho, no grau Comendador, ao professor titular da Faculdade de Direito de Recife João Maurício Adeodato. A entrega ocorreu após a solenidade de aula inaugural do Curso de Direito da UEMA, que teve o professor como um dos debatedores.
O professor foi um dos indicados do desembargador Américo Bedê para ser agraciado com a insígnia em 2016, porém não pôde comparecer à solenidade de condecoração, justificando sua ausência na ocasião.
Ao saudar o homenageado, o desembargador Américo Bedê ressaltou a atuação e competência do professor Maurício Adeodato e disse que houve uma flexibilização na entrega da comenda, que ocorre na sede do TRT, “mas foi uma flexibilização altamente justificável e justa”, afirmou.
João Maurício Adeodato é pós-doutor pela Universidade de Mainz (Alemanha), mestre e doutor em Direito, pela Universidade de São Paulo (USP). É pesquisador do CNPq desde 1984. Já foi palestrante e professor convidado em universidades da Alemanha, Estados Unidos, Espanha, Itália, Grécia, Argentina e Chile. Possui mais de uma centena de trabalhos publicados no Brasil e no exterior (Alemanha, Itália, Índia, Holanda, Portugal, Espanha, França, Estados Unidos e Argentina).
OTMJT - A comenda Ordem Timbira do Mérito Judiciário do Trabalho da 16ª Região foi instituída pela Resolução Administrativa nº 42, de 14 de março de 1990, alterada pela Resolução Administrativa nº 207, de 9 de setembro de 2013, e é entregue a cada dois anos, por ocasião do aniversário de instalação do Tribunal, que completou 29 anos em 26 de maio deste ano. Os homenageados são indicados pelo Conselho da Ordem, que é composto pelos oito desembargadores do TRT-MA. O Conselho tem como Grã-Mestre a presidenta do TRT-MA, desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro. Cada membro do Conselho pode indicar até cinco nomes. A Ordem possui os graus de condecorações Grão-Colar, Grã-Cruz, Grande-Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.
A comenda é outorgada a juristas eminentes e outras personalidades nacionais ou estrangeiras que tenham se destacado no Direito do Trabalho ou prestado relevantes serviços à Justiça do Trabalho, e servidores públicos que, por seus méritos funcionais, se tenham tornado alvo de distinção. Também poderão ser agraciadas com as insígnias da Ordem as instituições ou as suas bandeiras, pelos serviços prestados à Justiça do Trabalho e outras personalidades nacionais ou estrangeiras que, a juízo do Conselho, possam figurar nos quadros da Ordem.