Desembargador e servidores do TRT-MA visitam instalações do Instituto Vida Feliz

terça-feira, 27 de Março de 2012 - 11:27
Redator (a)
Suely Cavalcante
Desembargador Luiz Cosmo, servidores e outros visitantes conheceram o trabalho do instituto
Fachada principal do prédio sede do Instituto Vida Feliz

O desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional do Trabalho no Maranhão (TRT-MA), e servidores do seu gabinete fizeram uma visita às instalações do Instituto Vida Feliz, que é mantido pela instituição religiosa Comunidade Vida. Na visita, que ocorreu no dia 17 deste mês, o desembargador e os servidores conheceram o trabalho desenvolvido pelo instituto.

Com sede no Parque Jair, no Município de São José de Ribamar, o instituto realiza, há 7 anos, projetos sociais voltados para moradores do Parque, áreas adjacentes e de outros locais. Com o Projeto ADOTE, por exemplo, o Instituto mantém uma creche, em regime de semi-internato, que atende 83 crianças, de 3 a 5 anos de idade, do Parque Jair, cujas famílias vivem em situação de pobreza.

Na creche, onde as crianças chegam pela manhã e só saem no final do dia, elas recebem além da educação sistematizada (método construtivista), assistência médica e odontológica, cestas básicas, roupas, calçados, brinquedos. As crianças têm sala de leitura, salão de beleza e ainda participam de atividades recreativas.

Atualmente, 45 crianças estão numa lista de espera. A triagem das crianças assistidas pela creche começa pela inscrição. Depois, são feitas visitas às famílias para conhecer a situação econômica e comprovar se necessitam da assistência proporcionada pela creche.

O Instituto Vida Feliz também desenvolve o Projeto CRER (Centro de Recuperação e Reabilitação de Dependentes Químicos), no Maracanã. Hoje, o atendimento é restrito a 35 recuperandos, que vivem no local em regime de internato. A meta é atender, até o final do ano, 80 pacientes. O atendimento é disponibilizado a dependentes químicos de São Luís e cidades vizinhas.

O instituto também construirá um Centro de Atendimento a Idosos. O projeto está em fase inicial, em virtude da recente aquisição do terreno para a construção do centro.

O instituto Vida Feliz é mantido por doações. O desembargador Luiz Cosmo elogiou o trabalho desenvolvido pela instituição. Para ele, quem fizer doações para o instituto pode ir ao local e comprovar como o dinheiro está sendo utilizado.

Como constatou a importância e o alcance das ações, o desembargador Luiz Cosmo já se tornou parceiro do instituto, assim como os servidores do seu gabinte. Agora, o desembargador quer incentivar outros magistrados e servidores do tribunal a se tornarem parceiros dos projetos desenvolvidos pelo Instituto Vida Feliz.

As doações podem ser feitas para o Instituto Vida Feliz, em conta da Caixa, agência 1577; operação 003; conta corrente: 2101-1 ou para a Igreja Comunidade Vida, através de depósito no Banco do Brasil, agência 4323-0 e conta corrente 5310-4.

Os servidores Raimundo da Conceição Costa Lindoso, Ciro Ibiapina Cardoso, Maria Teresa Santana e Antônia Tânia Maria de Castro Silva acompanharam o desembargador Luiz Cosmo durante a visita no instituto.

Mais informações no site Instituto Vida Feliz

9 visualizações