Desembargador Luiz Cosmo participa de live para debater sobre educação, evasão escolar e trabalho precoce na região de Tutóia-MA

segunda-feira, 19 de Junho de 2023 - 10:48
Redator (a)
Francisco Eduardo Carvalho Almeida
Revisor (a)
Suely Cavalcante

A importância da educação como forma de incentivar os alunos das comunidades associadas e dos povoados vizinhos de Tutóia na superação de muitas dificuldades, principalmente financeiras, é um dos objetivos da live que o desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (MA), participará, com mediação do presidente da Associação dos Moradores e Pescadores dos Povoados Estiva, Baixa da Madeira e Ponta da Faca de Tutóia (AMOPPE), Manoel Castro. O encontro virtual será na próxima terça-feira (20/6), no horário das 19h30, com transmissão nos perfis do instagram do desembargador (@juniorluizcosmodasilva) e do presidente da AMOPPE (@manoelcastros). 
A Iniciativa também visa contribuir para evitar o fechamento de mais escolas na região que, segundo Manoel Castro, vem sendo uma constante no município por falta de alunos. Na maioria das vezes, os estudantes deixam a escola para trabalhar e ajudar com a melhoria da renda familiar, tendo em vista a alta taxa de pobreza, fator persistente na localidade, e que resulta no exercício de atividades trabalhistas na idade precoce.
Aliás, essa prática é comum envolvendo crianças e adolescentes e é característica do trabalho infantil. Por isso, a importância do debate para chamar a atenção do público juvenil, bem como de seus pais e responsáveis, para manutenção dos estudantes nas escolas, como forma de superação e combate ao trabalho infantil, e de garantir uma formação escolar que possibilite o acesso, de forma qualificada, ao mercado de trabalho.
Na visão do desembargador Luiz Cosmo, a ação carrega um peso importante e visa reforçar o quanto a educação pode transformar vidas, sobretudo de crianças. “A transmissão da live terá como finalidade debater, junto com o presidente da Associação de Moradores e Pescadores daquela região, sobre a participação dos jovens em projetos que são aplicados em escolas e que estimulam a permanência dos estudantes nas salas de aulas”. 
Segundo Luiz Cosmo, durante a live, ele vai compartilhar sua trajetória de vida, destacando as dificuldades vivenciadas na infância e a superação, por meio da educação, culminando com o ingresso, por meio de concurso, ao cargo de magistrado na Justiça do Trabalho, “A minha participação será destinada a contar acerca da minha trajetória até chegar a desembargador da Justiça Trabalhista no Maranhão, visando enfatizar que o caminho assertivo para se conseguir alcançar seus objetivos, a partir do meu exemplo pessoal, é o caminho da educação. Além disso, é uma oportunidade para levarmos informações desse tema como suporte para o público como um todo”. 
Para Manoel Castro, a iniciativa também busca sublinhar que o desenvolvimento educacional infantil é uma luta e responsabilidade dos pais e responsáveis, em virtude de grande parte da população adulta da região ter vivenciado uma realidade de desafios no ingresso educacional quando crianças, e isso pode ocasionar em uma repetição de histórias quanto à fuga de instituições escolares para o mercado de trabalho como forma de subsistência.
Trabalho Infantil
O trabalho infantil é um dos principais fatores que contribuem para o afastamento de crianças e adolescentes das escolas, sobretudo em localidades mais afastadas dos grandes centros, como em interiores. 
No Brasil, é considerado trabalho infantil aquele realizado por crianças ou adolescentes com menos de 16 anos, a não ser na condição de aprendiz (a partir de 14 anos). E, mesmo para se tornar aprendiz, há requisitos a serem observados, como a proibição do trabalho em locais prejudiciais à formação, ao desenvolvimento físico, psíquico, moral e social ou que impeça a frequência à escola. Vale destacar que na última segunda-feira, 12 de junho, foi comemorado o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, instituído pela Lei n° 11.542/2007

 


 

233 visualizações