Desembargadora Ilka Esdra receberá comenda do TST

quinta-feira, 26 de Julho de 2012 - 13:59
Redator (a)
Valquíria Santana

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão, desembargadora Ilka Esdra Silva Araujo,  receberá, no próximo dia 8 de agosto, a Comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, no Tribunal Superior do Trabalho (TST). A solenidade será às 17h, na sede do TST.

A condecoração foi proposta pela ministra Kátia Magalhães Arruda e aprovada por unanimidade pelos membros do Órgão Especial daquela corte. A presidente do TRT-MA receberá a comenda no Grau Grande Oficial.

A Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, instituída em 1970, destina-se a agraciar personalidades civis e militares, nacionais ou estrangeiras, que tenham se distinguido no exercício de suas profissões e se constituído em exemplo para a coletividade, bem como as pessoas que, de qualquer modo, hajam contribuído para o engrandecimento do país, internamente ou no exterior, da Justiça do Trabalho ou de qualquer ramo do Poder Judiciário, do Ministério Público ou da advocacia. Agracia, ainda, instituições civis e militares.

É conferida em seis graus (grão colar, grã cruz, grande oficial, comendador e oficial). São condecorados, com o grau grande oficial, senadores e deputados federais, ministros dos Tribunais Superiores, enviados extraordinários e ministros plenipotenciários estrangeiros, presidentes de Assembléias Legislativas, vice-almirantes, generais-de-divisão, majores-brigadeiros, presidentes de Tribunais Regionais e outras personalidades de hierarquia equivalente.

Trajetória - a desembargadora Ilka Esdra é a quarta mulher a assumir a Presidência do TRT-MA. Natural de Caxias (MA), graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Maranhão e em Administração de Empresas, pela Universidade Estadual do Maranhão. É mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Ingressou na magistratura trabalhista em 1994. Foi presidente das Varas do Trabalho de Imperatriz, Bacabal, Chapadinha e da 2ª VT de São Luís. Chegou ao TRT, no cargo de desembargadora em 2005, tendo sido a primeira ouvidora da Justiça do Trabalho do Maranhão. Foi vice-presidente e corregedora do tribunal. Tomou posse como presidente em 15 de dezembro de 2011 para o biênio 2012/2013.

 

5 visualizações