Desembargadora Márcia Andrea recebe o Título de Cidadã Maranhense
A ouvidora do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, recebeu o Título de Cidadã Maranhense da Assembleia Legislativa, na quarta-feira (6/7), às 11h, durante solenidade prestigiada por diversas autoridades, magistrados e servidores da Justiça do Trabalho, no Plenário Nagib Haickel do Palácio Manuel Beckman.
O projeto de Decreto Legislativo é de autoria do deputado estadual Roberto Costa (PMDB). O parlamentar disse que a proposição representa uma forma de agradecimento pela trajetória de vida dedicada ao bem-estar da população maranhense, conforme trecho do discurso divulgado no site oficial da Assembleia Legislativa.
A desembargadora Márcia Andrea agradeceu aos parlamentares, em especial ao deputado Roberto Costa, a honraria. “Receber o título de cidadão Maranhense é motivo de muito orgulho e satisfação para mim. Sinto-me profundamente honrada, privilegiada e bastante envaidecida. Considero este momento como um dos mais importantes da minha vida e um exemplo vivido de como um gesto pode ser tão importante para uma pessoa”, afirmou no início do discurso.
Ela dedicou o título de cidadania maranhense aos magistrados e servidores da Justiça do Trabalho no Maranhão. “Esta homenagem, eu estendo a todos os magistrados e servidores que fazem a Justiça do Trabalho no Maranhão, pois a cada dia tenho a convicção de que nossa Instituição só se consolida como instrumento efetivo de justiça, paz social e cidadania, por conta da dedicação de todos que ali trabalham”, disse.
Natural de Niterói (RJ), a desembargadora Márcia Andrea relembrou que chegou ao Maranhão em 1988, estado no qual completou a sua formação acadêmica ao cursar direito na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e onde desenvolveu carreira profissional. Foi aprovada no primeiro concurso público do TRT-MA para o cargo de técnico judiciário. Posteriormente, foi aprovada para os cargos de auditor fiscal do trabalho e de procuradora do Ministério Público do Trabalho. Assumindo, mais tarde, o cargo de desembargadora do TRT-MA, exercendo os de presidente, vice-presidente e corregedora. Atualmente é ouvidora e gestora regional da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e Estimulo à Aprendizagem, desenvolvendo ações que combatem a exploração do trabalho infantil e que estimulam a contratação de jovens aprendizes. É também gestora da Comissão de Combate ao Trabalho Escravo e da Comissão de Trabalho Seguro.
Sobre a sua atuação como presidente do TRT-MA citou ações como racionalização de procedimentos, efetividade no cumprimento das decisões judiciais, promoção da educação corporativa, da cidadania e a da responsabilidade socioambiental, garantindo infra-estrutura física de recursos humanos e de tecnologia da informação. Destacou que a excelência na prestação dos serviços à sociedade maranhense fez o TRT-MA conquistar prêmios nacionais.
Destacou o encantamento por manifestações da cultura popular maranhense como bumba meu boi, carnaval e pela culinária, além de fazer referência aos poetas e compositores maranhenses. “Por escolha, por paixão, por encanto e por amor eu escolhi permanecer no Maranhão e me tornei maranhense. Sim, digo que me tornei maranhense, pois, é assim que, há muito tempo, já me sinto: Uma maranhense”, afirmou.
Com informações do site da Assembleia Legislativa.