Desembargadores do TRT-MA condecoram personalidades com a Medalha da Ordem Timbira do Mérito Judiciário do Trabalho
Os desembargadores Américo Bedê Freire, vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), e Luiz Cosmo da Silva Júnior, condecoraram, na manhã de sexta-feira (20/7), em solenidade realizada no Gabinete da Presidência, magistrados e servidores com a medalha da Ordem Timbira do Mérito Judiciário do Trabalho. As comendas não puderam ser entregues na solenidade realizada em 25 de maio deste ano, quando 32 personalidades foram condecoradas. A cerimônia foi prestigiada também pelo desembargador José Evandro de Souza, ouvidor do TRT-MA; pelos juízes Manoel Lopes Veloso Sobrinho e Carlos Gustavo Brito Castro, respectivamente, titular e juiz do trabalho substituto da 3ª Vara do Trabalho de São Luís; bem como por servidores, gestores e familiares dos homenageados.
O desembargador Américo Bedê, representando a presidenta do TRT-MA, desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, fez a abertura da solenidade. Cumprimentando aos homenageados, o desembargador Américo Bedê falou da alegria e satisfação em conduzir a cerimônia de outorga da comenda aos homenageados do desembargador Luiz Cosmo, mas também de uma das suas homenageadas, a servidora Mônica Bezerra de Araújo, lotada no seu gabinete. Conforme o desembargador, a comenda é uma distinção que o TRT-MA, através de seu colegiado, faz a pessoas que se destacam na área do Direito do Trabalho ou que tenham prestado relevantes serviços à Justiça do Trabalho.
Em seguida, o desembargador Américo Bedê condecorou a servidora Mônica Bezerra de Araújo com medalha no grau de Oficial.
Na sequência, o desembargador Luiz Cosmo condecorou seus homenageados, tendo em vista que ele não pôde comparecer à solenidade de outorga realizada em maio. O primeiro condecorado foi o desembargador Edmilson Antônio de Lima, vice-ouvidor do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR), com a insígnia no grau de Grande-Oficial. Em seguida, o juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (TRT-MT), titular da 2ª Vara do Trabalho de Rondonópolis, Paulo Roberto Ramos Barrionuevo, recebeu a comenda no grau Comendador.
A servidora Antônia Tânia Maria de Castro Silva, lotada no Gabinete Desembargador Luiz Cosmo, foi condecorada com a medalha no grau de Cavaleiro. Também foi condecorado o servidor Luiz Sadoque de Lima Matos, no grau de Cavaleiro. Sadoque era lotado no Gabinete do Desembargador Luiz Cosmo e atualmente está na 3ª Vara do Trabalho de São Luís.
O desembargador Luiz Cosmo parabenizou aos homenageados e disse que os condecorados são pessoas que têm prestados relevantes serviços diretamente à Justiça do Trabalho, destacando a competência e dedicação do desembargador Edmilson de Lima, do juiz Paulo Barrionuevo, bem como dos servidores Tânia Silva, Luiz Sadoque e Mônica de Araújo. Para o desembargador, a outorga da insígnia é realmente para homenagear as pessoas que têm relevantes serviços prestados à Justiça do Trabalho. “As minhas indicações são pautadas por esse critério”, ratificou.
O desembargador Edmilson falou em nome dos condecorados. Ele disse que ficou emocionado quando recebeu a informação de que seria homenageado pelo TRT do Maranhão. “Fiquei muito emocionado e feliz, especialmente por ter sido indicado pelo desembargador Luiz Cosmo, que é uma pessoa de quem gosto muito e admiro. É uma pessoa simples, que esconde uma grandiosidade, cuja simplicidade o faz brilhar mais”, elogiou.
O desembargador agradeceu pela homenagem que, para ele, também significa o estreitamento da relação entre os TRTs do Paraná e do Maranhão, “que fortalece a nossa unidade e nossa instituição. São essas amizades e iniciativas que a gente leva para o resto da vida”. O desembargador compartilhou a homenagem com a família dele presente à cerimônia, a esposa Arely Feitosa de Costa Lima, e os filhos Mateus Gabriel Costa Lima e Júlia Carolina Costa Lima.
OTMJT - A comenda Ordem Timbira do Mérito Judiciário do Trabalho da 16ª Região foi instituída pela Resolução Administrativa nº 42, de 14 de março de 1990, alterada pela Resolução Administrativa nº 207, de 9 de setembro de 2013, e é entregue a cada dois anos, por ocasião do aniversário de instalação do Tribunal, que completou 29 anos em 26 de maio deste ano. Os homenageados são indicados pelo Conselho da Ordem, que é composto pelos oito desembargadores do TRT-MA. O Conselho tem como Grã-Mestre a presidenta do TRT-MA, desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro. Cada membro do Conselho pode indicar até cinco nomes. A Ordem possui os graus de condecorações Grão-Colar, Grã-Cruz, Grande-Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.
A comenda é outorgada a juristas eminentes e outras personalidades nacionais ou estrangeiras que tenham se destacado no Direito do Trabalho ou prestado relevantes serviços à Justiça do Trabalho, e servidores públicos que, por seus méritos funcionais, se tenham tornado alvo de distinção. Também poderão ser agraciadas com as insígnias da Ordem as instituições ou as suas bandeiras, pelos serviços prestados à Justiça do Trabalho e outras personalidades nacionais ou estrangeiras que, a juízo do Conselho, possam figurar nos quadros da Ordem.