Dia da Árvore: TRT-16 alerta para o aumento das queimadas e compartilha sugestões de cuidados com o meio ambiente
O Tribunal Regional do Trabalho da 16a Região (Maranhão) comemora o Dia da Árvore, que será celebrado neste sábado, dia 21 de setembro, com um importante alerta sobre a preocupante situação do meio ambiente brasileiro, agravada pelas queimadas dos últimos meses. Nesta data comemorativa, o Setor de Gestão Socioambiental do TRT-16 chama atenção para a adoção de práticas que respeitem as árvores e a necessidade da conscientização coletiva de todos as pessoas na preservação desse bem valioso para a existência humana.
A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi criada em 1872 e escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no Hemisfério Sul. As árvores são um bem comum e sua preservação é uma responsabilidade compartilhada. Elas são essenciais para a vida na Terra, pois produzem oxigênio, aumentam a umidade do ar, evitam erosões, reduzem a temperatura e fornecem abrigo para diversas espécies de animais.
A prática da queimada irregular é uma das ações que impactam diretamente no pleno desenvolvimento das florestas, o que traz consequências devastadoras para o meio ambiente. De acordo com dados do Sistema BDQueimadas e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil registra o pior número de queimadas em 14 anos. O mês de setembro já acumula um total de 61.572 focos de incêndio (até o dia 17/9).
O período que obteve o maior número de focos de incêndio foi o mês de agosto, registrando 68.635 focos. O Maranhão está entre os estados brasileiros com o maior índice, figurando na 4a colocação. Os biomas mais afetados são a Amazônia, Cerrado, e a Caatinga.
Prezando pela responsabilidade social, o TRT-16 entende que a data do Dia da Árvore merece uma atenção especial, sobretudo, em virtude do período vivenciado pelos brasileiros. O Setor de Gestão Socioambiental do Tribunal preparou dicas valiosas para o cuidado e preservação do meio ambiente. Confira:
Mantenha a Natureza Limpa: Não jogue lixo ou deposite entulhos às margens das rodovias. Preservar o ambiente é fundamental para a saúde das árvores e da fauna local.
Descarte Responsavelmente: Não jogue bitucas de cigarro pela janela do veículo. Esse pequeno ato pode causar grandes incêndios e prejudicar as florestas.
Evite Queimadas: Não utilize fogo para limpeza de terrenos ou queima de lixo. As queimadas destroem árvores, prejudicam o solo e liberam poluentes no ar.
Proteja o Ciclo da Água: Contribua para o ciclo da água evitando ações que possam causar secas ou inundações. As árvores desempenham um papel vital nesse processo.
Reduza a Contaminação do Ar: A preservação das árvores ajuda a diminuir a poluição do ar que respiramos, promovendo um ambiente mais saudável para todos.
Aumente a Umidade do Ar: As árvores liberam vapor de água, melhorando a umidade do ar e criando um microclima benéfico para a vida na região.
Denuncie Incêndios: Se avistar um foco de incêndio, não hesite em avisar os bombeiros pelo número 193. Cada ação conta na proteção das nossas florestas.
Além disso, o TRT-16 busca contribuir cada vez mais com a preservação das árvores, do meio ambiente em geral e da melhoria na qualidade de vida, por meio da adoção de atividades sustentáveis no Regional, como a diminuição do consumo de papel em todos os setores administrativos e judiciais. A prática obedece o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – ODS número 15 da Organização das Nações Unidas (ONU), que destaca “proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade”.