Dia do Servidor é celebrado no TRT-MA
Na ocasião, 19 servidores foram condecorados com a Medalha da Ordem do Mérito do Servidor do Judiciário Trabalhista da 16ª Região
Na última sexta-feira, 25 de outubro, o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) promoveu uma solenidade comemorativa, no Auditório Juiz Ari Rocha, pelo Dia do Servidor Público, que é comemorado em 28 de outubro. Magistrados, servidores, estagiários e terceirizados do prédio-sede e do Fórum Astolfo Serra, sede das Varas do Trabalho de São Luís, estiveram presentes no evento que também condecorou servidores que se destacaram no exercício de suas atividades no último Biênio.
No discurso de abertura, a presidenta do Tribunal, desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, fez menção à aproximação do final de sua gestão e destacou o trabalho de coletividade desenvolvido no Regional desde o início de 2018, o que trouxe resultados expressivos para o TRT16. "Realizamos alguns feitos notáveis, e só concretizáveis pela compreensão do papel de cada um que compõe esta coletividade. No quesito eficiência, nosso TRT claudicava entre os últimos lugares, e nós elevamos este Tribunal a um honroso 3º lugar!", enfatizou.
A presidenta ainda trouxe os versos de Tom Jobim, que dizem "É impossível ser feliz sozinho... o resto é mar", para ilustrar o trabalho em equipe no âmbito do Tribunal Trabalhista da 16ª Região, dando destaque ao cumprimento das metas orientadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). "Das 14 metas, indicadoras de práticas necessárias à boa gestão, já cumprimos 13, em sede histórica de recorde absoluto. E cumpriremos a 14ª! Repito em alto e bom tom: Nós!".
Por fim, antes de dar prosseguimento à programação, a presidenta agradeceu e parabenizou os servidores pelo honroso trabalho que fez com que o TRT-MA crescesse no ranking nacional em 20 pontos percentuais. "É uma alegria poder dar essa notícia aos protagonistas de sua construção. É motivo de júbilo. Agradeço a vocês, servidores, incluídos todos os terceirizados. Obrigada pelo apoio no curso de toda a nossa gestão, pelo carinho, pela amizade e especialmente pelas orações que estão impressas no universo, iluminando o caminho e os caminhares de todos nós. Parabéns pelo Dia do Servidor Público!".
Na oportunidade, a desembargadora também prestou homenagem ao seu pai, Arlindo Abreu de Castro, falecido neste ano, que era advogado e também foi servidor público federal. "Permitam-me agradecer ao meu pai, que sempre se pautou na defesa dessa classe trabalhadora que sustenta a nossa sociedade na missão que detém a administração pública de prover as necessidades nucleares do seu povo. Seus ensinamentos jurídicos, seu incentivo, sua orientação técnico-administrativa e suas lições de humanidade nos guiaram os passos que nos trazem ao patamar da eficiência", destacou, emocionada, a presidenta.
Após seu pronunciamento, a presidenta homenageou a chefe do Setor de Cerimonial, Sílvia Adriana Lima Serra Pereira, e o servidor lotado na Coordenadoria de Serviços Gerais, Luiz Antonio Moraes Pires.
Sob regência da servidora Suely Cavalcante (lotada no Setor de Comunicação Social), um coral formado por um grupo de servidores animou a solenidade. No primeiro momento, trouxeram ao público a canção "É preciso saber viver", de Roberto Carlos, como forma de enaltecer todos os homenageados. Animado, o coral contagiou todos os presentes, que aplaudiram e cantaram junto, em um momento de integração.
Logo em seguida, foi realizada a cerimônia de condecoração dos servidores com a Medalha da Ordem do Mérito do Servidor do Judiciário Trabalhista da 16ª Região. Presentes 19 dos 28 eleitos por meio de votação eletrônica ocorrida nas unidades da Justiça do Trabalho da capital e do interior do Estado, no dia 9 deste mês. As medalhas foram entregues pela presidenta Solange, pelo presidente da (Associação dos Magistrados do Trabalho da 16ª Região (AMATRA XVI), juiz Carlos Eduardo Evangelista Batista dos Santos, e pelo diretor-geral do Tribunal, Celson de Jesus Moreira Costa.
Na sequência, o secretário-geral da Presidência, Wellington Bringel de Almeida, fez os agradecimentos em nome de todos os agraciados. Wellington citou a Bíblia para contextualizar a trajetória que os levaram àquele momento. "E disse o Senhor: Eles são um só povo e falam uma só língua, e come¬çaram a construir isso. Em breve, nada poderá impedir o que planejam fazer"(Gênesis 11:06).
"Logo no início da Bíblia, Deus reconhece o poder da união de um povo. Esse texto me faz lembrar do TRT do Maranhão, porque fomos o Tribunal que mais deu salto de produtividade do Poder Judiciário e, como diz a doutora Solange 'nós não somos pequenos', e somos nós, unidos, que fazemos este Tribunal grande nacionalmente. Agradeço em nome de todos os agraciados pelo carinho, por terem nos escolhido, anonimamente, para receber essa homenagem", destacou.
A mensagem "Se eu morrer antes de você", em gravação na voz de Vinícius de Moraes, saudou todos os servidores já falecidos, que foram peças essenciais para a construção da história do Tribunal do Trabalho do Maranhão, que em 2019 completou 30 anos, graças à força de trabalho de cada um que passou ou dos que continuam a delinear cada página da história desta Justiça Especializada.
"O que é, o que é?", composição de Gonzaguinha, retomou a animação do público após o momento de emoção e saudade. O coral de servidores voltou ao palco do Auditório pela segunda vez e, com muita alegria, todos cantaram "É a vida! É bonita e é bonita!", fechando com chave de ouro a solenidade. Ao final, um coquetel foi servido no átrio do Anexo B.
Clique AQUI para acessar o álbum de fotos da Medalha do Servidor.
Redação: Kellyne Lobato (estagiária de Jornalismo)
Jornalista Responsável: Suely Cavalcante.