“Direito do Trabalho e Modernidade” é tema de mesa-redonda no TRT
quinta-feira, 25 de Março de 2010 - 17:22
Juiz Saulo Tracísio de Carvalho fala sobre “Direito do Trabalho e Modernidade"
Servidores e estudantes participam do Fórum
O Fórum Permanente de Debates do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) iniciou suas atividades de 2010 com a mesa-redonda “Direito do Trabalho e Modernidade: Inovações e o Princípio da Efetividade”. O tema foi ministrado nesta quinta-feira (25), pelo juiz titular da 2ª Vara do Trabalho de São Luís, Saulo Tarcísio de Carvalho Fontes, e a presidente da Associação Maranhense de Advogados (AMAT), Darci Costa Frazão, no auditório do Tribunal (Areinha).
Atividade do Projeto Justiça Cidadã que integra o tema Acesso à Justiça e Efetividade, um dos oito temas do planejamento estratégico do TRT, o Fórum Permanente é temático, com palestras em datas especiais para discutir questões relacionadas ao Direito e à Justiça e que sejam de interesse da sociedade maranhense. O objetivo do Projeto Justiça Cidadã é promover a cidadania e o desenvolvimento dos direitos sociais.
A mesa-redonda foi coordenada pelo servidor do Centro de Memória e Cultura Justiça do Trabalho (Cemoc), Paulo Rios. O evento, organizado pelo Centro de Memória foi destinado a magistrados, servidores, advogados, estudantes e a sociedade em geral. Para a universitária de Direito, Andréa Jardim, 23 anos, que participou pela primeira vez do evento, O Fórum de Debates contribui para que a sociedade adquira conhecimentos sobre os direitos trabalhistas, além de ser uma ação educativa que o Tribunal oferece à sociedade.
A servidora do gabinete da Presidência do TRT, Cleonice Castro, sempre participa das palestras e destaca a relevância do evento: “A importância das palestras, em primeiro lugar, é a reciclagem e o conhecimento que adquirimos sobre as discussões e as inovações em voga no meio acadêmico e, principalmente, o Fórum possibilita a concretização das metas do planejamento estratégico do Tribunal, no que diz respeito ao projeto Justiça Cidadã. No momento em que a instituição abre as portas para o público externo, permite que as pessoas conheçam as ações desenvolvidas pelo TRT e o seu engajamento nas buscas sociais”, concluiu a servidora.
Redação: Asmynne Barbosa (estagiária de Jornalismo)
Jornalista Responsável: Valquíria Santana