Ecocemar inaugura posto fixo de coleta seletiva no FAS nesta sexta-feira (1º/8)

quinta-feira, 31 de Julho de 2014 - 16:09
Redator (a)
Rosemary Araujo
Revisor (a)
Rosemary Araujo
Fonte: Cemar.

O Foro Astolfo Serra, sede das Varas Trabalhistas de São Luís, inaugura, nesta sexta-feira (1º de agosto), às 12h, o Posto Fixo de Coleta Seletiva do Projeto Ecocemar.  O Projeto consiste na troca de resíduos recicláveis por descontos na fatura de energia elétrica, com destinação organizada do material à indústria de reciclagem. 

O novo posto de coleta seletiva funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e facilitará a troca dos resíduos recicláveis de quem passa pelas imediações da Avenida dos Africanos e região do entorno dos tribunais que funcionam na Avenida Senador Vitorino Freire. A iniciativa faz parte do convênio firmado entre o TRT-MA e a CEMAR. 

A solenidade de inauguração do posto contará com a presença do presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior; do juiz auxiliar da Presidência e presidente da Comissão Ambiental do TRT-MA, Carlos Gustavo Brito Castro; do diretor de Relações Institucionais da CEMAR, José Jorge Leite Soares; e do Diretor de Distribuição da CEMAR, Chrysthyan Almeida. 

A partir de amanhã, magistrados, servidores, terceirizados e estagiários do TRT-MA e a comunidade em geral poderão doar seus resíduos recicláveis e ganhar bônus na conta de energia elétrica. Os descontos poderão, ainda, ser doados para instituições filantrópicas. Além de organizar um programa de coleta seletiva de resíduos com valor de mercado, o Ecocemar visa a contribuir com a preservação do meio ambiente e oferecer alternativas para o pagamento das faturas.

Estatísticas - O Projeto Ecocemar possui 14 postos de coleta, dos quais sete são fixos. Neles, a população maranhense conta com a comodidade da pesagem e da coleta de seus resíduos recicláveis bem perto de casa ou do trabalho. Cerca de 6.150 toneladas de resíduos recicláveis foram coletadas desde o início do Projeto e, aproximadamente, R$312.650,00 foram revertidos em bônus para clientes, entre pessoas físicas, instituições de apoio ou filantrópicas. O Ecocemar possui, atualmente, mais de 21.380 clientes cadastrados. Como resultado da reciclagem gerada através dos resíduos entregues nos postos, foram economizados 112 mil metros cúbicos de água, 780.990kg de minério de ferro e 25.721MWh de energia elétrica (o equivalente para abastecer por pouco mais  de cinco meses uma cidade do porte de Barreirinhas). Além disso, com essa economia, 140.840 árvores não foram cortadas.

Como funciona o Projeto Ecocemar

1. O cliente, com a sua fatura de energia em mãos, deverá ir ao posto de coleta e solicitar seu cartão Ecocemar, que é entregue na mesma hora;

2. Em seguida, receberá instruções sobre os tipos de resíduos recebidos no Ecocemar para fazer, em sua casa, a separação dos resíduos e, após, levar ao posto de coleta para realizar a troca por bônus na conta de energia;

3. No posto de coleta, o atendente irá pesar, separadamente, cada resíduo, por tipo e classe, gerando no final um bônus a ser creditado na fatura de energia;

4. Ao final, cada cliente receberá um comprovante da transação realizada, identificando o valor do bônus, a ser conferido junto à sua fatura de energia.

5. No caso de doação do bônus, em cada posto, existe uma lista de entidades beneficentes e/ou sem fins lucrativos para escolha pelo cliente que desejar doar seus bônus, podendo, ainda, o cliente indicar uma entidade de sua preferência, com a indicação do número da unidade consumidora da entidade.

 

Com informações da Cemar.

 

 

14 visualizações