Ejud-16 sedia XVI Encontro Nacional do Programa Trabalho Justiça e Cidadania
A Escola Judicial da 16ª Região foi responsável por sediar o XVI Encontro Nacional do Programa Trabalho Justiça e Cidadania (TJC), realizado na manhã desta quinta-feira (30/11), em São Luís-MA. O encontro reuniu coordenadores e coordenadoras do programa TJC nos Tribunais Regionais do Trabalho de todo o país, que também representam as associações de magistrados trabalhistas dos 24 regionais. O evento é promovido pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) em parceria com a Associação dos Magistrados do Trabalho da 16ª Região (Amatra XVI), anfitriã do encontro, e contou com o apoio da Ejud16.
A mesa de honra foi composta pela desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, conselheira da ENAMAT - Escola Nacional de Magistrados do Trabalho e atual diretora da Ejud16; o juiz auxiliar da Presidência, Saulo Tarcísio de Carvalho Fontes, representando o presidente do TRT-16, desembargador Carvalho Neto; a diretora de Cidadania e Direitos Humanos da Anamatra, juíza Patrícia Pereira de Sant’Anna; a presidente da Amatra XVI, juíza Maria do Socorro Almeida de Sousa; e a coordenadora da Comissão Nacional do TJC, juíza Rosemeire Fernandes.
O evento buscou realizar o compartilhamento de relatos, ideias e experiências vivenciadas em cada regional, através do exercício do programa TJC, além de oportunizar momentos de debates sobre o planejamento de medidas futuras que podem ser incluídas nas atividades.
A abertura do evento foi realizado pela desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, que na oportunidade agradeceu a presença de todos e expressou que sente “uma imensa alegria em receber em nossa sede o XVI Encontro do Programa Trabalho Justiça e Cidadania, que vai possibilitar o compartilhamento e multiplicação de práticas positivas, voltadas para a construção da cidadania, por meio da interlocução do Poder Judiciário na sociedade”.
A desembargadora também destacou a importante função social do projeto TRT na Escola, que em parceria com o TJC obteve exitoso crescimento e expansão, inclusive, para o interior do Maranhão, alcançando pela primeira vez escolas, alunas e alunos, professores e professoras da cidade de São Domingos do Azeitão, localizada a 478 km de São Luis, e um total de 1.482 crianças e adolescentes neste ano, e 26.282 desde sua implementação. Também aproveitou para agradecer à presidência do Tribunal pelo apoio, além dos magistrados e magistradas e servidores e servidoras que contribuíram com a realização do projeto.
Representando o presidente do TRT-16, o juíz auxiliar da Presidência, Saulo Tarcísio de Carvalho Fontes, ressaltou a relevância do encontro com todos os representantes das associações de magistrados trabalhistas do país, bem como a importância dos projetos que surgem com o desenvolvimento do programa TJC, e que contribuem com inúmeros benefícios para a sociedade.
Durante o seu discurso de abertura, a diretora de Cidadania e Direitos Humanos da Anamatra, juíza Patrícia Pereira de Sant’Anna, destacou a excelente postura e o papel dos magistrados e magistradas frente as atividades do programa, e disse também que “o TJC representa a valorização da magistratura do trabalho, tendo sua importância no ensinamento, questões de cidadania, direitos humanos e trabalhistas”.
A presidente da Amatra XVI, juíza Maria do Socorro Almeida de Sousa, enfatizou a sua felicidade sediar o encontro e oportunidade de debater em conjunto acerca das atividades desenvolvidas nos regionais: “Tomando contato com novas experiências, nós temos elementos para incrementar o nosso trabalho aqui. Nós trocamos experiências e adquirimos novos saberes advindos de todos os lugares do Brasil e que podem fomentar a nossa atuação dentro do programa”, disse.
A juíza Carolina Burlamaqi Carvalho, vice-presidente da Amatra XVI, foi a responsável por apresentar as atividades desenvolvidas pelo TRT-16 no programa TJC, figurado sobretudo no projeto TRT na Escola, relatando sobre o seu funcionamento, expondo registros e resultados quantitativos de alunos e professores participantes. Também falou sobre a construção do projeto Farol, que buscar atender jovens e adolescentes em situações de vulnerabilidade e risco social.
TRT na Escola
As atividades anuais do Programa TRT na Escola são encerradas com a realização da culminância geral. A culminância deste ano deve ocorrer amanhã (1º/12), com as apresentações das produções culturais desenvolvidas pelas escolas, homenagens e entrega de placas de participação aos colaboradores e participantes do programa.