Ejud realiza oficina “Ferramentas de Busca de Informação na Internet”
A oficina “Ferramentas de Busca de Informação na Internet” foi realizada na manhã desta quarta-feira (25), no Laboratório de Informática da Escola Judicial (Ejud) do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA). Ministrada pela servidora Cássia Cordeiro Furtado, responsável pelos projetos especiais da Escola Judicial, a oficina teve como propósito mostrar o funcionamento de sites de busca de informação, detalhando as ferramentas e respectivos usos, a fim de proporcionar a obtenção da informação procurada de forma satisfatória e funcional.
A instrutora Cássia Furtado esclareceu que na internet, que é uma grande base de dados, tudo está indexado. Por isso, para aproveitar melhor essa base de dados é importante que o usuário saiba acessá-la. A começar por definir em palavras-chaves o assunto a ser pesquisado. De acordo com a instrutora, é importante usar frases curtas, isto porque a pesquisa só considera até as dez primeiras palavras digitadas na busca. Também é importante evitar cometer erros ortográficos e, se possível, pesquisar o mesmo tema em diversos sites de busca. Dos sites de busca, os mais utilizados no Brasil são os da Google e da Yahoo.
Atualmente o usuário da internet está navegando pela web 3.0, que é considerada mais inteligente que a versão 2.0. Isso significa que o usuário tem uma navegação mais prática e com mais serviços para facilitar sua vida. Foi mostrado como exemplo a obtenção de resultados de buscas anteriores a partir da digitação da letra inicial do assunto.
A pesquisa nos sites de busca pode ser simples e avançada. A busca simples oferece maior quantidade de resultados, quando ocorre a exaustividade. Porém, se a intenção é ter resultados mais próximos da pesquisa, então a dica é optar pela busca avançada, que proporciona informações mais relevantes. Há também site de busca específica e de assuntos gerais. Uma boa ferramenta para quem busca trabalhos científicos é acessar o Google acadêmico, que é um site que reúne assuntos específicos.
Outro assunto abordado foi a recuperação de informação a partir do uso de expressões, títulos, conteúdo textual, imagens, serviços de tradução, mapas, conversão, além de outras informações que tornam a pesquisa mais eficiente, completa, e ágil.
Por fim, a instrutora recomendou que seja feita análise de resultado da pesquisa, a fim de verificar a credibilidade dos sites, a partir de critérios como prioridade de exibição, domínio, responsáveis pelos sites, contatos, etc.
CAE - A oficina foi a primeira atividade do Ciclo de Aperfeiçoamento Eletivo (CAE), proposta da Ejud para o calendário de 2015, que consiste na realização de eventos para servidor, na última quarta-feira de cada bimestre, sobre temas gerais, de interesse comum dos diversos setores do TRT-MA.
Cássia Furtado é doutora em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pelas Universidades de Aveiro e do Porto (Portugal). Mestre em Ciência da Informação (Universidade de Brasília/UnB). Especialista em Usuário (Universidade de Brasília/UnB). Graduada em Biblioteconomia e Comunicação Social (Universidade Federal do Maranhão/UFMA).