EJUD16 aprova plano anual de capacitação de tecnologia da informação
O plano anual de capacitação de analistas e técnicos judiciários da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) para o ano 2018 terá impacto no aperfeiçoamento dos sistemas eletrônicos do Tribunal.
Com a capacitação dos 36 servidores lotados na CTIC, o TRT poderá ofertar mais serviços on-line, permitindo aos usuários a qualquer tempo o acesso eletrônico aos sistemas. Outro aproveitamento é a disponibilização de serviços judiciais em diferentes plataformas, quer seja em computadores, notebooks e os dispositivos móveis smartfones e tablets. O plano de capacitação também contempla a formação de servidores para o uso de novos componentes de infraestrutura, o que inclui a recuperação e a segurança da informação em caso de incidentes.
A capacitação atinge todo o quadro de pessoal envolvidos com projetos e ações das unidades internas da CTIC: Seção de Segurança da Informação (SSI), Seção de Apoio ao PJe-JT (SPJE), Setor de Governança de TI (SGTI), Setor de Infraestrutura Computacional (SIC), Setor de Desenvolvimento de Sistemas (SDS) e Setor de Relacionamento com o Cliente (SRC).
Fazem parte da programação, cursos de Java, gerenciamento de projetos e ferramentas de suporte à infraestrutura de TIC como VMware , Veeam, Devops e fundamentos de Linux, entre outros. A seleção tomou por base necessidades do TRT-MA e da capacidade de operacionalidade interna da CTIC após estudo qualitativo realizado pela unidade.
Aprovado pela Escola Judicial (EJUD16), conforme Portaria nº 151/2018 assinada pela diretora da EJUD16, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, o Plano Anual de Capacitação de Tecnologia da Informação e Comunicação está alinhado ao Plano Estratégico 2015-2020 do TRT-MA e segue diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tendo em vista o alcance das estratégias institucionais e nacionais do Poder Judiciário.
Segundo o coordenador da CTIC, Cláudio Henrique Carneiro Sampaio, o plano anual de capacitação de TIC consiste num instrumento estratégico para desenvolvimento de competências necessárias para as atividades da unidade. "Assim ficará mais fácil para a CTIC cumprir seus objetivos estratégicos, que estão alinhados ao Plano Estratégico 2015-2020 do TRT-MA", enfatizou.