EJUD16 inicia capacitação “Jornada da Inteligência Emocional” 

terça-feira, 9 de Julho de 2019 - 9:55
Gardênia iniciou a jornada de autotransformação com magistrados e servidores
Master coach disse que a Jornada da Inteligência Emocional é um presente da instituição aos participantes

Na última sexta-feira (5), foi iniciada a Jornada da Inteligência Emocional no Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região. A Jornada é promovida pela Escola Judicial deste Regional (EJUD16), com proposta voltada para a saúde mental de magistrados e servidores. Este foi o primeiro de 10 encontros que serão realizados sempre às sextas-feiras, no Auditório Professora Maria da Graça Jorge Martins, no prédio-sede do Tribunal.
A master coach Gardênia Feitosa Veras será a responsável por ministrar todos os encontros, e vai abordar conteúdos que auxiliarão os participantes a lidarem com a rotina estressante dos dias atuais, com base na compreensão do emocional como aliado do equilíbrio e bem-estar para melhor qualidade de vida. Autorresponsabilidade, eliminação de vícios emocionais, sabotadores mentais, metas e objetivos são alguns temas que serão abordados.
De início, os participantes receberam material de apoio para complementar a prática e embasar toda a teoria trabalhada pela master coach, ao longo da Jornada. Com apostila e livros, a ideia é adaptar, de maneira didática, o uso das boas práticas para qualquer atividade realizada. 
Para mergulhar no assunto, Gardênia estimulou os participantes na autoapresentação. A orientação era que esta fosse além do dizer o nome e idade, por exemplo. Assim, cada um, por sua vez, discorreu um pouco dos sentimentos, e de suas demandas rotineiras em vários aspectos. A magistrada Liliana Maria Ferreira Soares Bouéres, juíza titular da Vara do Trabalho de Chapadinha, com um tom bem descontraído falou sobre a agitação dos seus dias. "A minha vida é um corre-corre. Tenho que me multiplicar para as tarefas de ser juíza do trabalho, mãe, dona de casa, estudante, pois fico sempre me reciclando, e ainda tenho meus animais de estimação. Alguns colegas até me chamam de hiperativa, mas não consigo me ver parada", brincou.
"Inteligência Emocional" tem sido um dos assuntos mais pesquisados na web pelos brasileiros, com crescimento de 340% nos últimos 5 anos, segundo Google Trends. A dupla jornada de trabalho, sono ruim, falta de tempo para atividades físicas e de lazer estão, cada vez mais, debilitando a qualidade de vida dos brasileiros, pois acabam despertando a ansiedade que, de acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), já demonstram um nível epidêmico, com mais de 18 milhões de brasileiros convivendo com o problema.
O coordenador da Escola Judicial, juiz Paulo Fernando da Silva Santos Junior, falou que a promoção da Jornada é de grande importância no âmbito do Tribunal. "A própria Organização Mundial da Saúde aponta que é necessário que haja um equilíbrio entre a saúde mental, física e social para que alguém seja considerado saudável. Então, levando em conta que passamos maior parte do tempo no trabalho, às vezes, com atividades estafantes, e sabendo também que é imprescindível a sintonia dessa tríade para a nossa saúde, a EJUD não poderia deixar de trazer essa discussão para as nossa dependências, até porque temos a premissa de capacitar, e com certeza, o magistrado e servidor dotado de autoconhecimento sobre suas capacidades e limitações e com autocontrole para tomada de decisões, vai conseguir ter melhor qualidade de vida e consequentemente irá prestar um serviço jurisdicional mais eficiente", destacou.
Gardênia que, além de master coach é analista comportamental, ao final do primeiro dia de Jornada, ressaltou a proposta da Escola Judicial da 16 Região. "Espero que todos vocês aproveitem ao máximo essa oportunidade, pois é um mega presente que a instituição está lhes oferecendo. É um convite para um novo ciclo, para que vocês desenvolvam suas inteligências emocionais, e possam desfrutar de um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo, da mesma forma, que possam estender esses benefícios para fora do Tribunal", falou.
Além dos dez encontros, os participantes da Jornada contarão com análise de perfil comportamental CIS Assessment e, após 30 dias do término da Jornada, em 4 de outubro, Gardênia voltará ao auditório da EJUD para fazer o acompanhamento de resultado da turma.
Redação: Kellyne Lobato (estagiária de Jornalismo) 
Jornalista Responsável: Suely Cavalcante.
 

14 visualizações