Ejud16 realiza I Semana de Extensão em Timon
A I Semana de Extensão da Escola Judicial (Ejud) do Tribunal Regional do Trabalho no Maranhão (TRT-MA) em Timon foi realizada na semana passada, de 22 a 25 de setembro, no Fórum da Comarca de Timon. A capacitação reuniu 13 servidores das Varas do Trabalho de Timon, Caxias, São João dos Patos, Presidente Dutra e Barra do Corda, além de uma estagiária. A atividade da Ejud foi a primeira experiência de educação continuada fora de São Luís, município-sede da Escola Judicial do TRT 16ª. Com a realização da I Semana de Extensão, a Escola Judicial dá início à interiorização das ações de treinamento.
Ao abrir o evento na tarde de terça-feira (22), o coordenador da Ejud16, juiz Bruno de Carvalho Motejunas, disse que a iniciativa consolida a preocupação da Escola Judicial em fomentar uma capacitação contínua aos servidores.
Na mesma tarde e na manhã da quarta-feira (23), o titular da 7ª Vara do Trabalho de São Luís, juiz Paulo Mont'Alverne Frota, iniciou a capacitação com o curso "Execução - Ferramentas de Investigação Patrimonial". Na oportunidade, ele falou sobre as ferramentas disponíveis para a investigação patrimonial, ressaltando que elas têm contribuído para solucionar processos na fase de execução. O magistrado também respondeu questionamentos dos servidores sobre a execução processual.
Na tarde da quarta-feira (23) e na manhã do dia 24, o servidor Gutemberg Pereira Santos, Chefe do Setor de Apoio do Sistema de Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT), ministrou curso sobre as "Funcionalidades do PJe", destacando pontos como triagem inicial, GIGs (Gestão Interna de Gabinetes e Secretarias), ferramenta para facilitar o controle de prazos e a comunicação interna nessas unidades; controle de prazo e comentários; controle de pagamento de acordo; configuração de sala de audiências; Central de Mandados, entre outros.
O treinamento prosseguiu com o curso "As implicações do Novo CPC no Processo do Trabalho", que foi ministrado pelo juiz titular da 2ª Vara do Trabalho de São Luís, Saulo Tarcísio de Carvalho Fontes, na tarde do dia 24 e na manhã do dia 25. Saulo Fontes abordou questões relacionadas às regras gerais de execução no novo CPC e o processo do trabalho.
Avaliação - o treinamento foi elogiado pelos servidores. Para Lorena Costa dos Santos, da Vara do Trabalho de Caxias, os conhecimentos adquiridos no curso facilitarão o serviço de assessoria na elaboração de minutas de despachos e decisões e trarão mais celeridade ao processo.
Geosvaldo da Silva, da VT de Presidente Dutra, disse que os conhecimentos adquiridos visam proporcionar mais eficácia na constrição de bens da executada. Ele destacou as inovações trazidas ao PJe, entre elas, GIGs e modelos de minutas; bem como as alterações do novo CPC aplicáveis à Justiça do Trabalho.
De acordo com o servidor Sued Oliveira Gomes, lotado na Vara do Trabalho de Barra do Corda, o curso ministrado pelo juiz Paulo Mont'Alverne possibilitou uma atualização sobre as formas constritivas de bens e de pesquisa patrimonial. "Muitas coisas apresentadas são novidades", disse. Também afirmou que o curso ministrado pelo juiz Saulo proporcionou uma ampla visão das novidades do novo CPC e de que maneira algumas delas podem influenciar positivamente ou negativamente na Justiça do Trabalho. Sued destacou, ainda, as novidades da nova versão do PJe, apresentadas pelo servidor Gutemberg.